vista detrás de jogadores entrando em campo-Nike-NFTs
EA Sports fifa 23 (Reprodução/Instagram)

A Nike, gigante de vestuário esportivo e de grande potencial Web3, anunciou na quinta-feira (1º) uma parceria com a fabricante de games EA Sports em uma iniciativa que pode envolver NFTs. Supõe-se que sejam colecionáveis digitais planejados de equipamentos da Nike por meio da ‘.Swoosh’, plataforma que será integrada aos futuros jogos da companhia.

Embora até agora não tenha sido mencionada a palavra “NFTs”, .Swoosh é a plataforma Web3 da Nike que foi anunciada no ano passado e que ainda se encontra fechada ao público em sua versão beta.

Publicidade

A .Swoosh foi desenvolvida no blockchain da Polygon, uma segunda camada da rede Ethereum, e atualmente oferece apenas colecionáveis NFT de tênis digitais e cartões de fidelidade.

Em um comunicado, a Nike afirmou que está trabalhando com a editora de jogos de vídeo esportivos para “tornar disponíveis seleções de criações virtuais .Swoosh” nos próximos jogos da EA Sports. De acordo com o anúncio, as duas marcas esportivas irão “criar novas experiências imersivas” com ênfase na personalização.

O teaser em vídeo acima mostra equipamentos de futebol e de futebol americano da marca Nike, juntamente com uma imagem de um colecionável NFT .Swoosh que exibe um capacete de futebol americano.

De acordo com o site da .Swoosh, a Nike se refere aos tokens como criações virtuais da marca, que incluem tênis digitais, roupas, acessórios e outros colecionáveis que podem ser usados em jogos ou resgatados para ter acesso a produtos exclusivos, eventos e muito mais.

Publicidade

“Nike e EA Sports compartilham o compromisso com a inovação, criatividade e excelência, e estamos empolgados em fazer parceria com eles. Essa parceria nos permitirá oferecer experiências incríveis para nossa comunidade ‘.Swoosh’ e para a enorme base de fãs da EA Sports”, disse Ron Faris, gerente geral dos Estúdios Virtuais da Nike. 

Um colecionável NFT .Swoosh da EA Sports em destaque (Imagem: Nike)

Andrea Hopelain, vice-presidente sênior de marca da EA Sports & Racing, acrescentou que a editora tem como objetivo “colocar a criatividade e a expressão pessoal em primeiro plano para os fãs, à medida que eles se conectam, competem e compartilham seu amor pelo esporte”.

Não foram revelados mais detalhes sobre a colaboração, mas a Nike afirmou que mais informações sobre seu trabalho com a EA Sports serão compartilhadas “nos próximos meses”.

A EA Sports é uma divisão da editora de jogos Electronic Arts, responsável por franquias de jogos como Apex Legends, The Sims e Battlefield. A EA Sports lançou jogos esportivos com as marcas Madden NFL, FIFA, NHL e NASCAR desde sua fundação em 1991.

Publicidade

Apesar de estar fechado para o público em geral, a .SWOOSH lançou sua primeira coleção de NFTs em sua plataforma no mês passado, vendendo mais de 92.000 tokens não fungíveis. O lançamento Our Force 1 começou com uma distribuição gratuita de NFTs e depois vendeu caixas de tênis digitais que “se abrem” revelando tênis digitais.

Nike e NFTs

A Nike tem obtido um enorme sucesso financeiro com seus lançamentos de NFTs até o momento, com uma receita total de mais de US$ 186 milhões desde dezembro de 2021, de acordo com uma análise da Dune Analytics.

Grande parte dessa receita vem da RTFKT, a startup Web3 que a Nike adquiriu e que criou os NFTs CloneX em parceria com o artista Takashi Murakami, além dos Nike CryptoKicks baseados em NFTs e tênis físicos exclusivos que só podem ser adquiridos por meio de NFTs resgatáveis.

Recentemente, a lenda da NBA, LeBron James, foi visto usando um CryptoKicks antes de um jogo das finais.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados