Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador
Shutterstock

O governo dos EUA pode não estar muito feliz com a forma como o presidente de El Salvador está conduzindo as coisas no país e espera que o salvadorenho tome muito cuidado na forma como seu país adota e usa o Bitcoin, agora que ele tem curso legal.

Victoria Nuland, uma funcionária de longa data do Departamento de Estado dos EUA e atual subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, se reuniu recentemente com o presidente Bukele e instou seu governo a fazer tudo o que puder para regular o Bitcoin e evitar qualquer atividade ilegal potencial associada à criptomoeda.

Publicidade

“Eu sugeri ao presidente que o que quer que El Salvador escolha fazer, você garanta que seja bem regulamentado, que seja transparente e que seja responsável, e você se proteja contra atores maliciosos”, disse ela, de acordo com declarações relatadas pela AFP.

El Salvador atualmente usa o dólar americano como moeda legal depois de abandonar sua moeda nativa, o colon. Agora, com o Bitcoin circulando no mesmo nível do dólar em El Salvador, o status legal do BTC introduz uma reviravolta potencial na arena financeira global.

Ao contrário de El Salvador, os Estados Unidos têm uma postura mais cética em relação ao Bitcoin e às criptomoedas. As autoridades dos EUA estão preocupadas com várias questões que vão desde o impacto ambiental, financiamento terrorista, manipulação de mercado e até mesmo o perigo de que as criptomoedas possam fazer com que os EUA percam influência geopolítica ao enfraquecer a influência do dólar.

Mas vários fatores podem empurrar El Salvador em uma direção muito diferente dos Estados Unidos. Primeiro, o perigo de possíveis sanções após sua mudança para um governo mais autoritário permitiria aos salvadorenhos ter uma forma não censurável de receber suas remessas.

Publicidade

Da mesma forma, a legalização do Bitcoin como moeda legal daria ao país exposição ao capital estrangeiro disposto a investir e desenvolver indústrias no país.

O movimento recente de Bukele gerou reações mistas. Por exemplo, o Banco Centro-Americano de Integração Econômica está disposto a apoiar o país nessa empreitada, mas o FMI e o Banco Mundial expressaram suas preocupações e se recusaram a fornecer assistência. Outras entidades, como JP Morgan e o BIS, também são céticas e adotaram uma abordagem de esperar para ver.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo