Imagem da matéria: Estado vai pagar defesa de Leidimar Lopes, criador da Unick acusado de fraude de R$ 12 bilhões
Leidimar Lopes, o criador da empresa acusada de ser uma organização criminosa

A juíza Karine da Silva Cordeiro, da 7ª Vara Federal de Porto Alegre, nomeou o defensor público Fabio Carboni Ceccon para defender Leidimar Lopes, réu no caso Unick Forex, segundo o Gaúcha ZH.

Leidimar, que já tinha advogado constituído — da escritório Nelson Wilians Fratoni Rodrigues — havia informado a Justiça que não tinha dinheiro para pagar a defesa.

Publicidade

A suspeita na época era de que seus defensores haviam desistido de defendê-lo. Quando procurado pelo Portal do Bitcoin, o escritório preferiu não se manifestar o assunto.

Nova defesa de Leidimar

No início de maio, a juíza havia feito um despacho informando a situação de Leidimar. No documento, a informação de que Lopes entrou em contato com a Secretaria e disse que estava sem dinheiro para contratar advogados.

Procurado pela reportagem do Gaúcha ZH, Ceccon disse que o Código de Processo Penal não permite que o réu fique sem defensor, mesmo que ele seja um réu com recursos financeiros.

Segundo o defensor público, a Defensoria Pública da União (DPU) não possui a confirmação da alegação de Leidimar e que não cabe ao órgão descobrir se sua citação é verdadeira.

Publicidade

No entanto, disse, se ficar comprovado que ele possui condições financeiras para contratação de advogado, a DPU poderá pedir à Justiça que defina honorários para o Fundo de Reaparelhamento da instituição.

De acordo com a reportagem, quando questionado sobre o mérito da defesa, Ceccon preferiu não se manifestar.

Escritório Nelson Wilians

Na ocasião da informação de despacho da juíza Karine Cordeiro, o Portal do Bitcoin entrou em contato com o escritório Nelson Wilians Fratoni Rodrigues para confirmar se houve rescisão de contrato com Leidimar.

Em respostas, a assessoria de imprensa. disse que “o escritório Nelson Wilians não irá se manifestar”.

Associação repudiou pedido de Leidimar Lopes

Ainda segundo o Gaúcha, a Associação em Defesa dos Direitos dos Investidores da Unick repudiou o pedido de Leidimar. Demetrius Teixeira, advogado da entidade, disse que indícios apontam para o fato de Leidimar possuir, sim, patrimônio para arcar com a defesa.

Em liberdade provisória desde abril, Leidimar Lopes é acusado de comandar um dos maiores golpes de pirâmide financeira já aplicados no Brasil. O prejuízo a investidores pode chegar a R$ 28 bilhões.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”