Imagem da matéria: Esse robô compra BTC sempre que Elon Musk escreve sobre bitcoin
Foto: Shutterstock

Elon Musk exerce uma influência descomunal nos mercados de criptomoedas – tanto por meio de seu papel como CEO da Tesla, que tornou o Bitcoin parte de seus negócios, quanto por meio de sua conta no Twitter. Quando Musk tuíta sobre qualquer criptomoedas, os preços disparam.

Tudo isso levou um trader londrino, Andrei Badoiu, a construir um bot que pode comprar Bitcoin sempre que Musk tweetar sobre ele. Badoiu diz que o bot pode realizar uma negociação segundos depois de um tweet do Musk.

Publicidade

Em uma entrevista ao Decrypt, Badoiu disse que os traders há muito usam essas ferramentas para comprar ou vender ações em resposta a comentários de indivíduos influentes, e que as ferramentas automatizadas são especialmente adequadas para mercados de criptomoedas, onde comentários de influenciadores de mídia social como Musk costumam influenciar os preços. Em teoria, o bot de Badoiu poderia permitir que os usuários obtivessem lucro comprando Bitcoin pouco antes de ocorrer uma alta de preços impulsionada por Musk – embora isso ainda tenha que ser testado, já que Musk não tuitou desde que o bot foi ao ar.

Embora o bot possa atrair muitos investidores, ele também requer um alto grau de conhecimento técnico. Como explica o site do Badoui, os usuários em potencial do bot devem configurá-lo por meio das ferramentas de desenvolvedor do Twitter e uma conta vinculada à plataforma de negociação MetaTrader 5 – etapas que provavelmente são assustadoras demais para o comprador médio de Bitcoins. No entanto, Badoiu diz que o projeto gerou um entusiasmo considerável, tanto no Reddit quanto no GitHub, onde ele diz que dezenas de pessoas baixaram ferramentas para implementar o bot.

Badoiu acrescenta que, com o tempo, ele espera que as principais bolsas de criptomoedas, como Coinbase e Binance, adicionem ferramentas de pesquisa que mostrem quais atividades de mídia social dos indivíduos influenciam os preços do mercado – ferramentas que ajudariam Badoiu e outros a criar outros bots para negociar com seus comentários.

Badoiu também observou que sua ferramenta incorpora a chamada análise de sentimento – um campo de rápido crescimento que usa IA para discernir se os comentários sobre um determinado tópico nas mídias sociais são positivos ou negativos. Embora os comentários de Musk até agora tenham sido enigmáticos ou totalmente entusiásticos, Badoiu avisa que isso pode mudar.

“Musk é tão imprevisível que ele poderia facilmente twittar ‘Bitcoin é uma merda’ um dia desses”, diz ele.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

Renda de mineradores de Bitcoin cai para menor nível após o halving

A receita dos mineradores de Bitcoin caiu mais que a metade na virada de abril para maio
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Imagem da matéria: Bitcoin cai mas analistas ainda acreditam que preço vai chegar a US$ 150 mil este ano

Bitcoin cai mas analistas ainda acreditam que preço vai chegar a US$ 150 mil este ano

A AllianceBernstein concorda com os analistas do Standard Chartered e acredita que o preço do BTC mais que dobrará nos próximos 18 meses
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita