Imagem com calculadora, moedas espalhadas e uma xícara de café cheia
Fonte.Shutterstock

Quando pensamos em investimentos e criptoativos, logo surge na nossa cabeça a ideia de altos riscos, volatilidade e outras coisas que apenas quem possui o perfil de investidor arrojado (ou agressivo) estaria disposto a entrar de cabeça.

Mas não é exatamente assim. Existem oportunidades de renda fixa no universo cripto e você precisa saber delas, caso esteja mais acostumado a esse tipo de investimento!

Publicidade

O que é a renda fixa?

A renda fixa é aquele tipo de investimento que é previsível, seja ele pré-fixado (quando você já sabe o que vai ganhar ao investir) e o pós-fixado (em que você não saberá quais serão seus ganhos, mas existirão um conjunto de regras e critérios, como os indicadores de inflação ou juros, por exemplo, que irão te dar uma previsibilidade de ganhos).

Investir em renda fixa é considerado um tipo de investimento mais “seguro”, uma vez que, por ser previsível, não expõe o investidor a grandes riscos (o que não significa que eles não existam, qualquer tipo de investimento está sujeito a riscos).

Entre os exemplos de investimentos em renda fixa, atualmente, posso citar o Tesouro Direto, o CDB dos bancos, a Selic, o CDI e outros.

Mas você sabia que os tokens de antecipação de recebíveis (um dos tipos de tokens disponíveis no mercado) podem se enquadrar como investimentos de renda fixa?

Publicidade

A antecipação de recebíveis é um recurso, ou estratégia, utilizado frequentemente pelas mais diferentes empresas e tipos de negócios, por exemplo os recebíveis imobiliários. Essa prática propicia liquidez imediata e, em contrapartida, aqueles que providenciaram o capital contam com um retorno advindo de uma porcentagem calculada em cima do investimento, geralmente, pré-acordada.

Quando você adquire esse tipo de token, obtém o direito de ter o seu valor investido de volta com o adicional de um acréscimo pré ou pós-definido. O token de antecipação de recebíveis é muito similar ao empréstimo formal. Você garante certo valor para o emissor do token, determinado a partir do mínimo requerido pelo projeto.

Depois disso, dentro de um período também pré-estabelecido, você tem o direito de receber o seu dinheiro de volta com o adicional dos juros ou de deságios que foram estabelecidos no processo de emissão do token.

Por que investir em tokens como opção de renda fixa?

A tokenização permite que você faça bons investimentos sem a necessidade de muitos intermediários no meio do caminho. Pense que existem dois principais agentes, que são o dono do dinheiro e o dono do ativo, que deveriam ser os mais importantes. Mas, para que esses agentes se conectem através dos produtos de renda fixa, ainda existe, hoje em dia, uma série de pessoas, instituições e uma estrutura muito pesada por trás, seja ela regulatória ou de menos tecnologia e mais processos manuais.

Publicidade

Isso acaba gerando mais custos no fim do dia, uma vez que todos os envolvidos no meio do caminho entre o dono do ativo e investidor acabam cobrando pelos seus serviços, o que chamamos de spread. Assim, o produto acaba ficando mais caro, trazendo menos retorno ao investidor e custando mais para o dono do ativo acessar o capital investido.

A ideia da tokenização é reduzir o número de intermediários na cadeia que não tenham um verdadeiro valor, os substituindo por eficiência de tecnologia. Com isso, sobra mais dinheiro para ser repassado ao investidor, além de uma taxa melhor para o dono do ativo.

Essas possibilidades que estão nascendo são novas ainda e estamos construindo um novo mercado com o auxílio da tecnologia para dar destaque a quem mais precisa, que são os investidores e os donos do ativo.

Esperamos que as pessoas mudem a forma como encaram a renda fixa ao longo dos próximos anos.

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
javier milei presidente da argentina

Milei é criticado por propor regulação cripto: “Sofrerá as consequências de não entender o Bitcoin”

“Javier Milei cometeu grande erro. Ele nunca reservou um tempo para entender o Bitcoin e irá sofrer as consequências”, disse Max Keiser
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas
Imagem da matéria: Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

Michael Saylor está no Brasil para participar de evento do Itaú

O famoso entusiasta do Bitcoin veio ao Brasil para participar de um evento fechado com clientes do Itaú
Imagem da matéria: Capiba: Recife lança moeda digital que gera recompensas para cidadãos

Capiba: Recife lança moeda digital que gera recompensas para cidadãos

Batizada em homenagem ao rio Capibaribe, a moeda social digital tem elementos de gamificação e seu funcionamento é todo pelo aplicativo Conecta Recife