Imagem da matéria: Empresas de mineração de Bitcoin fornecem energia a pequenas comunidades na África
Foto: Shutterstock

Empresas de mineração de Bitcoin que usam energia renovável encontraram um meio de extrair criptomoedas e ao mesmo tempo ajudar no fornecimento de eletricidade a pequenas comunidades na África. Essas empresas constroem seus data centers próximos a pequenos produtores de energia renovável onde há excesso de energia, que é então redistribuído por meio de mini redes elétricas.

“Essa simbiose entre mineradores de Bitcoin e comunidades remotas atrai entusiastas e empresas que veem um grande potencial de crescimento para a indústria de Bitcoin em toda a África”, diz um artigo da Forbes sobre o assunto, publicado na última quarta-feira (24).

Publicidade

Conforme descreve o autor, o nigeriano Abubakar Nur Khalil, em seu país, o setor de mineração oferece “maneiras únicas” de lidar com problemas de urbanização com “soluções caseiras”.

Essas soluções, descreve Khalil, são menos propensas a depender de redes elétricas que exigem contrapartes e, em vez disso, muitos mineradores de Bitcoin que operam via rede hidrelétrica fornecem eletricidade, sempre sob demanda, a projetos de energia em áreas em desenvolvimento.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), atualmente há mais de 500 milhões de pessoas na África qie carecem de acesso confiável à eletricidade.

Uma das estratégias de mineração de Bitcoin mais eficazes da África é construir micro redes alimentadas por fontes de energia renováveis ​​em comunidades rurais fora do alcance das principais redes.

Publicidade

Uma dessas empresas é a Gridless, que fica no Quênia, país ao leste do continente africano. O empreendimento usa micro redes hidrelétricas com um padrão de menos de 1 megawatt de capacidade para fornecer eletricidade a três comunidades rurais.

Em uma publicação no Twitter, a Gridless mostra como funciona o nivelamento da energia para atender sua operação e a demanda externa. Segundo a empresa, as demandas de energia da comunidade aumentam à noite, ou seja, fora do pico, período que lhe provém receita.

Empreendimento de mineração ganha investidores

Em dezembro do ano passado, a Gridless revelou que arrecadou US$ 2 milhões em uma rodada de financiamento liderada pela Block, empresa fundada pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. Em um comunicado da época, a empresa disse que o dinheiro seria revertido na expandir as operações para outras comunidades rurais em todo o país.

De acordo com a Forbes, em um esforço para padronizar uma abordagem comum para a mineração sustentável de Bitcoin e incentivar a colaboração entre os players do setor, a Gridless lançou a Green African Mining Alliance (GAMA) com três outras empresas: Sukuma Ventures, do Quênia; Trojan Mining, da Nigéria; e QRB Labs, da Etiópia.

Publicidade

No início deste mês, o relatório da Gridless “Blueprint for Bitcoin Mining and Energy in Africa” abordou as formas de “reduzir a lacuna de acesso à eletricidade em regiões desprivilegiadas” usando pequenas redes personalizadas e data centers de Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criador do Polymarket sofre batida do FBI após vitória de Trump

Criador do Polymarket sofre batida do FBI após vitória de Trump

O Polymarket diz que o fundador e CEO Shayne Coplan foi alvo de “retaliação política” depois que agentes do FBI supostamente invadiram seu apartamento
gary gensler - presidente da SEC

Presidente da SEC é processado por 18 estados por repressão às criptomoedas nos EUA

Ação coletiva contra Gary Gensler e comissários alega abusos contra o setor cripto e pede ao tribunal que impeça a SEC de processar plataformas de ativos digitais
Imagem da matéria: Trump nomeia Elon Musk para liderar D.O.G.E, nova agência de eficiência governamental

Trump nomeia Elon Musk para liderar D.O.G.E, nova agência de eficiência governamental

O objetivo da agência é simplificar o governo dos EUA, reduzindo a burocracia, os custos e criando uma estrutura mais enxuta e responsável
Logo da SEC dos EUA

Gary Gensler está deixando a SEC, mas executivo da Robinhood não quer o cargo

Diretor jurídico da Robinhood, Dan Gallagher, não está interessado em assumir o cargo de próximo presidente da SEC