Empresa do governo do Paraná abre licitação para contratar fornecedora de blockchain

Valor do contrato não foi divulgado
Imagem da matéria: Empresa do governo do Paraná abre licitação para contratar fornecedora de blockchain

Foto: Shutterstock

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) abriu licitação para contratar uma empresa fornecedora de serviços de blockchain.

O valor do contrato, segundo edital publicado na terça-feira (20), é sigiloso, mas pode ser aberto pelo pregoeiro durante a etapa de negociação.

Publicidade

As propostas para a disputa, que será feita na modalidade de pregão eletrônico, podem ser enviadas até as 9h do dia 12 de maio de 2021 por meio do site Licitações-e.

Podem participar empresas de tecnologia que trabalham com tecnologias de registro distribuído. A vencedora será aquela que apresentar o menor preço.

Serviços e justificativa

Entre os serviços que a vencedora terá que prestar estão suporte no desenvolvimento de aplicações e implantação de redes Hyperledger Fabric, Besu ou Ethereum; instalação e configuração de redes blockchain com transferência de tecnologia; e cursos de capacitação sobre a tecnologia subjacente ao bitcoin.

No edital, cujo contrato é de 24 meses, a Celepar diz que precisa de empresas que entendam de tecnologias de registro distribuído porque desde julho de 2020 está no meio de uma ‘transformação digital’, apoiada principalmente em ferramentas de segurança de informação, como blockchain.

Publicidade

“Será necessário buscar capacitação e suporte para a criação e governança de rede compartilhada com tecnologia blockchain de bases de dados distribuídas que possibilite o desenvolvimento de ecossistemas que tragam controle, transparência, confiabilidade e auditabilidade de processos e envolvam demais orgãos da administração pública”, disse a empresa.

Um dos projetos com blockchain desenvolvido pelo governo do Paraná é a Harpia, uma ferramenta cujo objetivo é combater a corrupção em licitações públicas.

O edital completo da disputa pode ser baixado no Licitações-e com o código 861520.

O que é o Blockchain?