Imagem da matéria: Empresa cria cemitério mundial de corretoras de bitcoin e lista 5 brasileiras
Foto: Shutterstock

O site de comparação de serviços de criptomoedas Cryptowisser criou uma lista que batizou de “cemitério de exchanges” na qual mostra corretoras de criptomoedas que desapareceram, fecharam voluntariamente ou por ordem de um governo ou eram scam.

Das 180 que aparecem, há cinco brasileiras — OmniTrade, Rippex e Hadax constam como desligamento voluntário; 3XBIT Ore.bz que estão classificadas como simplesmente “desaparecidas”, embora a primeira tenha lesado centenas de clientes.

Publicidade

Em nota à imprensa, a empresa diz que houve um aumento de 56% nas corretoras de criptomoedas inativas em relação ao ano passado, representando o que o Cryptowisser considera “uma indústria volátil e competitiva” e que não apresenta sinais de diminuição desse ritmo.

“Enquanto a indústria de criptomoedas geral continua a ter um crescimento impressionante, ela é desafiada pela concorrência, saturação e regulamentos sempre crescentes”, afirma a publicação.

Dentre os motivos citados para essas falências, estão o desligamento voluntário, invasão de hackers, golpes e desativação pelo governo em alguns países. Há também um vasto número que simplesmente desapareceu sem explicações públicas ou eram golpes.

A Cryptowisser explica que existem basicamente três grupos de concorrentes responsáveis ​​pelo fim das corretoras de criptomoedas centralizadas: corretoras descentralizadas e corretoras de derivativos.

Publicidade

“Para que uma nova bolsa centralizada floresça, ela provavelmente precisará ter alguma forma de vantagem exclusiva que ainda não exista no mercado hoje. Os dias de lançar uma troca e esperar por uma corrida de touros acabaram, e já há algum tempo”, diz o texto.

O Cryptowisser é um site de comparação de criptomoedas, tal como o CoinMarketCap, que compara e analisa corretoras de criptomoedas, carteiras, comerciantes e cartões de débito.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

A Phantom oferece acesso contínuo a DeFi, NFTs e trocas multi-chain em um aplicativo fácil de usar; veja como funciona
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Vítimas de pirâmides e usuários de bets compartilham traços psicológicos, revela CVM

Pessoas expostas a propagandas de sites de apostas apresentam uma maior tendência a investir em esquemas de pirâmide financeira, diz estudo
moeda solana com grafico no fundo

VanEck prevê quanto a Solana valerá no final do ano

Com a estimativa da gestora, a capitalização mercado da SOL poderia chegar a US$ 250 bilhões — mais que o dobro do atual
Imagem da matéria: KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

Brasileiros atraídos por oferta de emprego na Tailândia acabam sendo vítimas de tráfico humano e obrigados a dar golpe com criptomoedas