A Argo Blockchain (LON:ARB), empresa britânica de capital aberto na Bolsa de Valores de Londres, anunciou nesta segunda-feira (08) a aquisição de um terreno de 1.300.000m² no estado do Texas (EUA) para a construção de uma fazenda de mineração de bitcoin. Recentemente, a empresa implantou 4.500 novas máquinas na sua rede no Canadá.
Segundo comunicado, o terreno, avaliado em US$ 5 milhões, foi negociado por 3,4 milhões de novas ações ordinárias da Argo para a dona do imóvel, a empresa novaiorquina DPN LLC, que irá distribuir os ativos entre seus acionistas. Ainda segundo a nota, caso todas as cláusulas do contrato sejam cumpridas, a Argo fará um pagamento adicional de US$ 12,5 milhões em ações. Todo o processo foi conduzido pela XMS Capital Partners, LLC, acrescentou a empresa.
De acordo com o CEO da Argo Blockchain, Peter Wall, agora a empresa tem acesso ao que ela acredita ser a energia renovável mais barata do mundo, em um local onde a inovação em novas tecnologias é tanto encorajada quanto incentivada.
A aquisição da DPN LLC, diz a nota, dá à Argo acesso a até 800 megawatts de energia elétrica, onde a companhia pretende construir uma nova instalação de mineração de 200 MW nos próximos 12 meses. Essa instalação, continuou a companhia, fornecerá à Argo o que ela acredita ser uma das taxas de eletricidade mais baixas do mundo, a maioria das quais proveniente de fontes renováveis.
Leia Também
“A compra de terras da Argo no Texas representa um marco significativo para a empresa e é um motivo de comemoração. Não só nos dá maior controle sobre nossas operações de mineração, mas também a capacidade de expandir significativamente nossa capacidade de mineração em grande escala”, comentou Wall.
Novas máquinas de mineração
No fim do mês passado, a Argo Blockchain anunciou a implantação de 4.500 novas máquinas à sua rede de mineração no Canadá, fruto de uma parceria com a Celsius Network, empresa de tecnologia voltada para o mercado de criptomoedas com sede em Nova York.
Com a aquisição, a empresa adicionou um poder de computação 430 petahashes (PH/s). Isso porque no lote adquirido, as mineradoras variam entre dois modelos fabricados pela Bitmain, as Antminer S19 e S19 pro, que têm demandado 15 megawatts de eletricidade.
A companhia possui três centros de mineração, todos no Canadá, administrados pela subsidiária Argo Blockchain Canada Holdings Inc. Eles estão instalados nas cidades de Baie-Comeau, Gatineau e Mirabel, todos da província de Quebec.