Imagem da matéria: Empresa brasileira de construção realiza operação imobiliária via blockchain privada
Imagem: Shutterstock

A incorporadora do setor de construção Cyrela realizou a primeira operação imobiliária do Brasil através da tecnologia blockchain. Segundo o Valor Econômico, a execução deu-se mediante uma parceria da empresa com a startup Growth Tech.

A startup é proprietária do projeto Notary Ledgers, uma solução desenvolvida em parceria com a IBM, que é detentora da IBM Blockchain.

Publicidade

O sistema permite a realização de serviços de cartórios em ambiente virtual através de um sistema baseado na tecnologia que surgiu com o bitcoin.

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de integrar sistemas e reduzir burocracias nos ambientes de serviços cartoriais para acelerar negócios e contribuir na melhoria do ambiente competitivo.

Segundo Rafaella Carvalho, diretora jurídica da Cyrela, “enquanto no processo tradicional, o prazo de escritura, lavradura e registro de imóveis leva quase um mês, no modelo por meio da plataforma, foi possível realizar todas as etapas em 20 minutos”, escreveu o Valor.

A diretora disse que, embora a operação tenha sido realizada digitalmente, o processo ocorreu como um ‘espelho da operação física’.

Publicidade

Ela acredita que assim que houver uma regulamentação para  uso em geral dos cartórios, será possível acelerar o repasse de recebíveis e, consequentemente, geração de caixa.

Outro ponto, é será possível oferecer um processo de venda completo para uma pessoa que está fora do país sem a necessidade de um  procurador, diz o jornal, informação que reafirma o poder global de uma blockchain.

Compra e venda em 2020

A partir de 2020, a Cyrela espera utilizar a tecnologia em contratos particulares, como promessas de compra e venda.

“Se a regulamentação avançar, teremos o ciclo todo”, disse a executiva.

O registro via blockchain foi acompanhado pela Cyrela e representantes dos cartórios de Ofícios e Notas e de Registro de Imóveis. O Valor não informou qual foi o tipo de documento registrado pela incorporadora.

Sobre a Cyrela

A Cyrela é uma incorporadora brasileira do setor de construção e já gerou R$ 712 milhões de caixa (dados de 2017).

Publicidade

Conforme informações no site, é detentora também do Instituto Cyrela, uma organização sem fins lucrativos que se serve como uma ferramenta da empresa para permitir maior transparência nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela organização.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…