Imagem da matéria: Empresa brasileira de construção realiza operação imobiliária via blockchain privada
Imagem: Shutterstock

A incorporadora do setor de construção Cyrela realizou a primeira operação imobiliária do Brasil através da tecnologia blockchain. Segundo o Valor Econômico, a execução deu-se mediante uma parceria da empresa com a startup Growth Tech.

A startup é proprietária do projeto Notary Ledgers, uma solução desenvolvida em parceria com a IBM, que é detentora da IBM Blockchain.

Publicidade

O sistema permite a realização de serviços de cartórios em ambiente virtual através de um sistema baseado na tecnologia que surgiu com o bitcoin.

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de integrar sistemas e reduzir burocracias nos ambientes de serviços cartoriais para acelerar negócios e contribuir na melhoria do ambiente competitivo.

Segundo Rafaella Carvalho, diretora jurídica da Cyrela, “enquanto no processo tradicional, o prazo de escritura, lavradura e registro de imóveis leva quase um mês, no modelo por meio da plataforma, foi possível realizar todas as etapas em 20 minutos”, escreveu o Valor.

A diretora disse que, embora a operação tenha sido realizada digitalmente, o processo ocorreu como um ‘espelho da operação física’.

Publicidade

Ela acredita que assim que houver uma regulamentação para  uso em geral dos cartórios, será possível acelerar o repasse de recebíveis e, consequentemente, geração de caixa.

Outro ponto, é será possível oferecer um processo de venda completo para uma pessoa que está fora do país sem a necessidade de um  procurador, diz o jornal, informação que reafirma o poder global de uma blockchain.

Compra e venda em 2020

A partir de 2020, a Cyrela espera utilizar a tecnologia em contratos particulares, como promessas de compra e venda.

“Se a regulamentação avançar, teremos o ciclo todo”, disse a executiva.

O registro via blockchain foi acompanhado pela Cyrela e representantes dos cartórios de Ofícios e Notas e de Registro de Imóveis. O Valor não informou qual foi o tipo de documento registrado pela incorporadora.

Sobre a Cyrela

A Cyrela é uma incorporadora brasileira do setor de construção e já gerou R$ 712 milhões de caixa (dados de 2017).

Publicidade

Conforme informações no site, é detentora também do Instituto Cyrela, uma organização sem fins lucrativos que se serve como uma ferramenta da empresa para permitir maior transparência nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela organização.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Foto ilustrativa de um tesuro

Escritor que ficou rico com Bitcoin lança livro que esconde pistas para tesouro de R$ 11 milhões 

“Eu escondi um tesouro em algum lugar nos Estados Unidos que vale milhões de dólares”
Skin do personagem Jadeon Adam do jogo Moonray

Jogo Moonray distribui 220 mil NFTs grátis para usuários

Usuários da OpenSea conseguiram muitos NFTs gratuitos da rede Base para o Moonray, tornando o jogo com maior mintagem da plataforma
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday: Veja as melhores promoções de corretoras de criptomoedas nesta sexta

Pontos Livelo, reembolso de taxas e cashbacks; veja o que MB, Ripio e OKX prepararam para seus clientes