Imagem da matéria: Embate entre mineradores de bitcoin e operadores de node pode dividir bitcoin
Foto: Shutterstock

Um programa que ativa uma grande atualização de privacidade para Bitcoin está preparado e pronto. Mas um debate foi reacendido sobre quem tem permissão para pressionar o botão de lançamento: os mineradores que processam blocos de Bitcoin ou os operadores de nodes que validam as transações.

A atualização de privacidade, chamada Taproot, torna mais difícil distinguir entre diferentes transações de Bitcoin, como transações com várias assinaturas ou abertura de canais de pagamento na Lightning Network.

Publicidade

O programa, que lança o Taproot, Speedy Trial, concede aos mineradores de Bitcoin o poder de implementar a atualização em três meses. Se eles hesitarem, os operadores de nodes provavelmente decidirão.

Mas Luke Dashjr, um desenvolvedor do Bitcoin Core que trabalha na rede desde 2011, quer que os operadores de nodes cheguem em primeiro lugar. Ele disse que o Speedy Trial implementa uma proposta chamada BIP 9, que os operadores de nodes rejeitaram em fevereiro.

“A comunidade chegou a um consenso sobre o BIP8. Esses desenvolvedores estão IGNORANDO isso e empurrando sua própria agenda. É um ataque ao Bitcoin, não é uma coisa boa”, Dashjr reclamou na quinta-feira (15).

Um desenvolvedor de pseudônimo, Bitcoin Mechanic, criou um site para apoiar a proposta de Dashjr. Ele incentiva os operadores de nodes de Bitcoin a atualizar seus clientes até 12 de novembro.

Publicidade

Medos de uma divisão

Mas outros estão preocupados que isso possa causar um rompimento e dividir a rede em duas – com alguns mineradores atualizando seus nodes por meio do Speedy Trial e outros por meio do método Dashjr. Isso resultaria em dois conjuntos de nodes executando duas versões diferentes do Bitcoin.

“Esta é mais uma tentativa de uma minoria (absolutamente pequena) de tentar empurrar uma mudança nas regras de consenso do Bitcoin para todos os outros – sequestrando o Bitcoin”, disse o ex-desenvolvedor de Bitcoin e engenheiro de código aberto da Square Crypto, Matt Corallo.

Um pseudônimo anarquista conhecido como Cobra, que era o principal mantenedor do site Bitcoin.org, respondeu a Dashjr, afirmando: “Sim, mas é um pouco perigoso executar regras de consenso diferentes à toa, não é? Quero dizer, esta é uma rede de trilhões de dólares agora. ”

Dashjr respondeu que a estagnação é ainda pior. Ele disse que a comunidade concordou com sua versão e são os desenvolvedores do core que estão atacando o Bitcoin, não ele.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs