Imagem da matéria: Elon Musk dá um conselho para quem vai investir em criptomoedas
Foto: Shutterstock

O CEO da Tesla, Elon Musk, acabou de dar um conselho no Twitter, sugerindo que os usuários de criptomoedas não devem usar carteiras que não forneçam as chaves privadas para armazenar Bitcoin ou outras criptomoedas.

Durante uma conversa com a Freewallet, ele reprovou o aplicativo por não ter um recurso importante. “Qualquer carteira de criptomoedas que não forneça suas chaves privadas deve ser evitada a todo custo”, Musk tuitou para a Freewallet.

Publicidade

Freewallet é um aplicativo online que permite armazenar Bitcoins e outras criptomoedas, mas não permite que você cuide de suas próprias chaves privadas. Na conversa, Musk explicou que sua carteira estava bloqueada e que a Freewallet logo conseguiu resolver seus problemas. Mas seu comentário pode se aplicar mais amplamente a muitas carteiras conhecidas.

Robinhood e PayPal são dois dos aplicativos mais conhecidos que permitem que seus usuários comprem e vendam criptomoedas. Mas uma coisa importante que falta a ambos é a capacidade de custodiar suas próprias moedas. Esta é a capacidade de possuir suas próprias chaves privadas e enviar suas moedas para fora do aplicativo. Isso significa que, embora você possa obter exposição ao preço, não possui as moedas da mesma forma como se as tivesse em sua carteira.

O mesmo vale para exchanges. Quando um usuário deixa suas criptomoedas em custódia de uma exchange, caso dê algum problema com a plataforma ou com a empresa, ele não terá acesso aos seus ativos.

No mercado de criptomoedas, os usuários podem manter controle total sobre seus fundos por meio de chaves privadas e frases-seed. Uma chave privada atua essencialmente como uma senha, permitindo que você gaste suas moedas. Também pode ser traduzido em uma frase de 12 palavras para facilitar a escrita.

Publicidade

Como você pode armazenar criptomoedas em sua própria carteira, sem a necessidade de confiar em terceiros, existe um mantra no mercado chamado “Not you keys, not your coins”. Isso significa que, a menos que você realmente tenha a chave privada de suas próprias moedas, não é você realmente quem as possui. Na verdade, outra pessoa os está armazenando para você. E com o ethos subjacente de ser seu próprio banco e não confiar em intermediários, os usuários mais raiz tendem a evitar qualquer aplicativo que não permita que você tenha suas chaves privadas.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Stripe retoma suporte a pagamentos com criptomoedas após 6 anos de suspensão

Stripe retoma suporte a pagamentos com criptomoedas após 6 anos de suspensão

A Stripe havia encerrado suporte a pagamentos com Bitcoin em 2018 por preocupação com volatilidade do mercado
Imagem da matéria: Nubank reduz em até 60% taxa de compra e venda de criptomoedas

Nubank reduz em até 60% taxa de compra e venda de criptomoedas

Na nova mecânica, a taxa será definida mediante o volume transacionado pelo cliente em 45 dias
Imagem da matéria: Token da Bitget despenca 52% em flash crash; corretora promete ressarcir clientes

Token da Bitget despenca 52% em flash crash; corretora promete ressarcir clientes

Analista chefe da Bitget diz que queda ocorreu por conta da “lentidão geral do mercado” decorrente de feriados e da Semana Dourada na Ásia
Logo do EigenLayer com moedas em fundo escuro

EigenLayer comete erro grave e transfere R$ 30 milhões para hacker

A equipe afirmou que o incidente foi resultado de um erro de procedimento, garantindo que o protocolo não apresenta vulnerabilidades