Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador
Shutterstock

El Salvador, o primeiro país no mundo a tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal, planeja incentivar o desenvolvimento da maior criptomoeda por estudantes universitários através de um novo programa de educação chamado Cubo+.

O anúncio da iniciativa foi feito na quarta-feira (15) no perfil oficial no Twitter do The Bitcoin Office, o escritório do governo salvadorenho responsável pelas questões de Bitcoin sob controle direto do presidente Nayib Bukele.

Publicidade

Cubo+ foi apresentado como o primeiro programa de treinamento para desenvolvedores de Bitcoin e da rede de pagamentos Lightning Network em El Salvador:

“CUBO+ é um programa avançado de engenharia de Bitcoin com duração de vários meses e que oferece crédito e colocação para aqueles que se qualificam para a bolsa inaugural”

Bolsas para melhores alunos

A bolsa será destinada aos melhores estudantes de ciência da computação de El Salvador, para que eles tenham a chance de serem treinados pelos “maiores nomes do Bitcoin de todo o mundo”. Até o momento, no entanto, não foi divulgado quais serão os profissionais da área que darão o curso no país.

A inauguração do programa será na Universidade Dom Bosco na cidade de Soyapango. O plano é que, no futuro, o projeto seja expandido para outras universidades e escolas de ensino médio em El Salvador.

Publicidade

O programa de educação será financiado pela Tether, empresa por trás da maior stablecoin do mundo, USDT, e pela empresa Fulgur Ventures, que investe em startups em estágio inicial que atuam com Bitcoin e Lightning Network. Ambas companhias são de Lugano, na Suíça, uma cidade conhecida por ser amigável à adoção do bitcoin

Em outubro de 2022, El Salvador abriu sua primeira “Embaixada Bitcoin” na cidade de Lugano, na Suíça. Um resultado dessa parceria foi justamente a criação do programa Cubo+, anunciado nesta semana.

“Dentro de alguns anos, acreditamos que  El Salvador se tornará o hub global de terceirização para startups focadas em código aberto, Bitcoin e Lightning. O maior rebrand da história nos deu esta oportunidade de provar que não somos pequenos demais para sermos grandes”, finaliza a nota do governo salvadorenho.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas sobem nesta quarta-feira após o relatório do CPI dos EUA mostrar que os preços subiram mais lentamente que o esperado
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Nesta quinta-feira termina o prazo para a SEC aprovar ou rejeitar o ETF de Ethereum da VanEck