Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA que se tornou denunciante, alertou os entusiastas do Bitcoin que seu apoio a políticos favoráveis às criptomoedas deve ser moderado.
“Vote, mas não se junte a um culto”, disse ele, falando virtualmente para milhares de participantes reunidos em torno do palco principal da Bitcoin Conference 2024, em Nashville.
No início de sua fala, Snowden disse que não queria fazer seu discurso sobre política. Mas seu apelo foi repetido em suas observações finais. No meio do discurso, ele falou cautelosamente sobre a possibilidade de mudança política decorrente das eleições, comparando-a a uma autoridade disfarçada.
“Para o trabalhador médio, seja falando sobre esta eleição ou qualquer outra nos últimos 20 anos, uma eleição tende a resultar no que parece ser um uniforme diferente no mesmo policial”, disse ele. “E isso é um problema.”
O pano de fundo da conferência de Bitcoin deste ano foi tingido de tons de vermelho, com o ex-presidente Donald Trump programado para ser seu maior palestrante no sábado. Enquanto isso, o senador Bill Hagerty (R-TN) e o ex-candidato presidencial Vivek Ramaswamy também falaram na sexta-feira.
Ao mesmo tempo, o discurso de Snowden foi intercalado entre outras duas conversas políticas. Antes de Snowden falar, a senadora Cynthia Lummis teve uma conversa enfática com o senador Tim Scott (R-SC) sobre Bitcoin. O candidato presidencial Robert F. Kennedy Jr., um independente, falou em seguida.
“Precisamos trabalhar juntos e garantir que eles não reduzam este país à terra das taxas e ao lar do escravo”, disse Snowden. “A única maneira de fazer isso é trabalhando juntos.”
Leia Também
Snowden tem sido um proeminente defensor da privacidade há anos, alertando contra a aprovação de ferramentas de privacidade baseadas em cripto, como o Tornado Cash. Ele também tem sido um cético vocal das moedas digitais dos bancos centrais (CBDC), alertando que elas poderiam servir como ferramentas de vigilância apoiadas pelo governo.
Um elemento-chave do discurso de Snowden foi a noção de que os governos minerarão os metadados das pessoas usando ferramentas de inteligência artificial (IA). Isso está transformando o que antes era uma tarefa de analistas em grandes volumes de dados que podem ser analisados instantaneamente por máquinas complexas.
Independentemente de quem vencer nas urnas em novembro, Snowden disse que a tendência provavelmente não mudará. Segundo ele, é uma fantasia assumir que a IA não está sendo utilizada para criar perfis dos hábitos de consumo pessoal das pessoas.
Leia também: De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores
À medida que os governos aproveitam a tecnologia de IA para vigiar transações financeiras, ele acrescentou que o livro-razão público do Bitcoin é um local privilegiado para modelos de treino.
“Estamos ficando sem tempo para resolver isso, e as consequências de ignorar são muito piores”, disse ele. “Isso não é Terminator, certo? Isso não é Skynet. Isso não são robôs no céu para te arrastar para fora de casa. Isso pode acontecer algum dia, mas está muito longe.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.