Antônio Neto Ais, CEO da Braiscompany 2016
Antônio Neto Ais, CEO da Braiscompany, promovendo i9Life em 2016 (Foto: Reprodução/YouTube)

Desde 2020, a Braiscompany é apontada por alguns especialistas do mercado financeiro como uma possível pirâmide financeira com criptomoedas. Agora, as suspeitas de que a empresa mascara um esquema fraudulento ganham um novo fôlego com o atraso, desde dezembro, dos rendimentos prometidos aos clientes do serviço de “locação de criptoativos”.

O temor é reforçado ainda pelo surgimento de novas informações sobre o passado dos criadores da empresa, Antônio Neto Ais e sua esposa, Fabrícia Farias Campos.

Publicidade

Como já é de conhecimento da muitos investidores da empresa, o casal que lidera a Braiscompany captava clientes para a D9 Club, a pirâmide financeira de Danilo Vunjão Santana Gouveia, conhecido mais como Danilo Dubaiano, atualmente foragido da polícia brasileira por aplicar um golpe de R$ 200 milhões e lesar milhares de investidores. 

Pelo envolvimento com a D9 Club, Antônio e Fabrícia foram citados em cerca de 20 ações no Tribunal de Justiça da Paraíba em 2020, abertas por pessoas que perderam dinheiro na época em que a D9 Club era promovida pela dupla.

Nas últimas semanas, também foi exposta em grupos de clientes da Braiscompany no WhatsApp e Telegram a participação de Antonio Neto Ais em pelo menos outras duas supostas pirâmides financeiras: a Dreams Place Internacional e a i9Life.

O Portal do Bitcoin entrou em contato com a Braiscompany para obter um posicionamento sobre a participação de Ais na Dreams Place Internacional e na i9Life, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

Publicidade

Dreams Place Internacional

Em um vídeo publicado no YouTube em 2017, Antônio já era acusado de promover a pirâmide financeira Dreams Place Internacional. No registro, o empresário aparece cercado de pessoas promovendo a empresa em questão.

“A Paraíba está na pressão, casa lotada! Nós estamos na melhor oportunidade de negócio no melhor tempo. O momento é esse, a hora é agora, vamos pra cima”, diz Neto no vídeo, entoando junto com os colegas o lema da empresa: “Your chance is now — sua chance é agora!”

No Facebook da Dreams Place, inativo desde setembro de 2017, a empresa diz ter sido criada por um grupo de gestores financeiros com “vasta experiência” no mercado tradicional e de criptomoedas, sem citar qualquer nome. 

Esses supostos gestores seriam capazes de “faturar trilhões ao dia” com o trade de criptomoedas e no mercado Forex, prometendo pagar 1% de lucro todos os dias aos investidores sobre o valor aportado em um prazo de 100 dias.

Publicidade

Para aumentar a rede de clientes, a empresa dizia oferecer um bônus de 8% aos afiliados que trouxessem outros clientes para o esquema – um sistema de marketing multinível que sustenta as pirâmides financeiras.

A empresa tinha um “plano de crescimento” em que, quanto mais pessoas um investidor trazia para o esquema, mais pontos ele ganhava. Segundo a Dreams Place, os investidores poderiam usar os pontos para trocar por iPhones, viagem de cruzeiro com acompanhante, um passeio em Paris ou até mesmo uma Ferrari.

Em outro vídeo do YouTube, um cliente enganado pela Dream Place denuncia a empresa, afirmando que ela deixou de pagar os afiliados em fevereiro de 2018, “revelando-se ser mais um esquema de pirâmide”. 

“Os líderes de equipe que ganharam seus smartphones e altas bonificações saíram no lucro”, reclama a vítima do esquema. “Quem perdeu dinheiro foram os pequenos investidores que caíram na lábia desses líderes e colocaram seu dinheiro neste esquema na esperança de complementar sua renda.”

i9Life

Antes de entrar na Dream Place, Antonio Neto Ais era um divulgador da i9Life, uma empresa de cosméticos também baseada em marketing multinível. A empresa acumula dezenas de queixas no Reclame Aqui, que vão desde produtos com defeitos até calote aplicado em clientes que pagaram mas não receberam o produto da empresa.

Publicidade

Um vídeo publicado no YouTube em maio de 2016 comprova que Antônio Neto Ais fazia parte da i9Life. Na publicação, ele é apresentado como um vendedor “duplo diamante” da empresa e aparece dando dicas para pessoas que querem trabalhar no marketing multinível em tempo integral. 

O dono da Braiscompany diz, por exemplo, que se o vendedor da i9Life se dedicasse, ele conseguiria fazer mais dinheiro em um ano do que uma pessoa comum seria capaz de fazer ao longo de 30 anos. 

O fim da i9Life, no entanto, foi o mesmo que das outras empresas promovidas por ele, como a Dream Place e a D9 Club: fechou as portas em 2018 e deixou os clientes e afiliados no prejuízo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

As lendas do futebol Lionel Messi e Ronaldinho divulgaram uma memecoin da Solana chamada WATER, o que gerou muitas perguntas
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin recua 2,2% apesar da queda da inflação nos EUA

Embora os dados macroeconômicos atuais sejam positivos, o Bitcoin ainda busca estabilidade em meio às preocupações pontuais dos investidores
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

O que o discurso do presidente do Federal Reserve hoje significa para o Bitcoin?

“Acreditamos que o fundo do poço ficou para trás ou muito próximo e recomendamos aumentar a exposição à medida que o Bitcoin ganha impulso”, disse um analista
ingresso nft sympla

Tribunal dos EUA deve decidir se NFTs são valores mobiliários em processo contra DraftKings

O autor da ação coletiva “alegou plausivelmente que os NFTs da DraftKings satisfazem três vertentes do teste de Howey”, escreveu o juiz