NFTs do Trump
Reprodução

“Apenas US$ 99! São ótimos presentes de Natal”. Foi dessa maneira que o ex-presidente americano Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (15) o lançamento de uma coleção própria de Tokens Não Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).

As artes digitais do ex-mandatário – investigado atualmente pela suspeita de envolvimento no ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021 e pelo suposto roubo de documentos secretos do governo, que teriam sido jogados em privadas – estão à venda pelo equivalente a cerca de R$ 500 no site oficial da coleção.

Publicidade

Cada imagem traz uma ilustração de Trump, em alguns casos repaginado como um cowboy, super-herói ou astronauta. A nova coleção será criada na rede blockchain da Polygon e será formada por 45 mil NFTs na “primeira versão”, segundo o site do lançamento.

Exemplo de NFT da coleção, colocada na rede social do ex-presidente

Esta é a primeira vez que o Trump lança seus próprios colecionáveis NFT, embora tenha havido projetos não oficiais anteriores. A rede social Parler, por exemplo, lançou NFTs inspirados em Trump no início deste ano.

Os NFTs de Trump, no entanto, prometem oferecer muito mais do que desenhos na blockchain. Em vídeo publicados em sua rede social, a Truth Social, o político afirma que cada imagem vai oferecer a chance de vencer prêmios em sorteios.

As premiações, segundo o comercial, incluem um jantar com o ex-presidente ou a chance de jogar golfe em um dos campos do mandatário. Também haverá a oportunidade de fazer reuniões presenciais ou via Zoom. Fariam ainda parte do pacote autógrafos do político. “Compre um NFT e você irá se juntar a uma comunidade muito exclusiva!”, afirma Trump.

Publicidade

Recentemente, Trump anunciou o desejo de se candidatar novamente ao posto máximo do país nas eleições de 2024, mesmo após lançar falsas acusações de que a disputa de 2020 com o atual presidente Joe Biden teria sido fraudada. No entanto, segundo a imprensa americana, para conseguir a indicação, ele deverá enfrentar dentro do Partido Republicano a concorrência do atual governador da Flórida, Ron DeSantis.

Mesmo vozes conservadoras dos EUA parecem ver o lançamento como um equívoco. Robby Starbuck, um cineasta e ex-candidato republicano ao Congresso, opinou: “Amo esse cara, mas esse tipo de coisa afasta muita gente.”

Outros apontaram para as posições declaradas anteriormente por Trump contra as criptomoedas. Os NFT são cunhados em uma rede blockchain e podem ser comprados com cripto, representando uma total reviravolta nas opiniões do ex-presidente.

*Com informações do Decrypt

Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do "Rei do Bitcoin"

Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do “Rei do Bitcoin”

Nova operação da Polícia Federal visando fraudes no portos do Paraná revelou uma curiosa ligação entre o irmão do Roberto Requião e um dos maiores piramideiros do Brasil
Imagem da matéria: Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Em um processo judicial, a SEC argumentou que a Coinbase não pode exigir que o regulador escreva novas regras para o setor cripto