Domínio de mercado da Binance cai pelo 7º mês consecutivo

Falta de volatilidade, problemas regulatórios e o fim das promoções de taxa zero contribuíram para a queda
Dados metálicos com indicação buy e sell em cima de tela de trading

Shutterstock

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, terá que lidar com mais um contratempo além de problemas com reguladores dos EUA e com a CPI das Pirâmides Financeiras no Brasil. Isto porque o domínio de mercado (ou market share) da Binance nas negociações à vista (spot) de criptomoedas caiu pelo 7º mês consecutivo.

A falta de volatilidade das criptomoedas, junto com o fim de promoções de taxa zero e os problemas regulatórios que a Binance enfrenta, podem ser alguns dos motivos para esta queda.

Publicidade

De acordo com um levantamento da empresa de pesquisa CCData, compartilhado pela Bloomberg, a participação no mercado spot da plataforma de negociação da Binance caiu de 38,5% para 34,3% entre agosto e setembro, perdendo parte da fatia para as exchanges HTX (antes Huobi), Bybit e DigiFinex.

Para se ter ideia, em janeiro deste ano, esse número era de 55,2%. Acerca dos produtos derivativos, a parcela de mercado da corretora caiu para 51,5%, contra 53,5% em agosto e 62,6% em janeiro. Já as exchanges OKX, Bybit e Bitget ganharam participação de mercado nesse tipo de produto, descreve a análise a agência de notícias.

Queda de parcela de mercado da Binance (Fonte: CCData)
Queda na parcela de mercado da Binance (Fonte: CCData)

Um dos pontos que podem ser considerados para os recentes encolhimentos em trading foi a interrupção de uma promoção de taxa zero, o que, segundo a análise, ajudou a impulsionar a atividade na plataforma.

“A suspensão da promoção de trading com taxa zero para negociação de pares [de criptomoedas] populares, combinada com as preocupações em torno do escrutínio regulatório na exchange, contribuiu para este declínio”, disse Jacob Joseph, analista de pesquisa da CCData.