bitcoin, trade, investimento
Shutterstock

Em 2023, a Binance enfrentou uma queda de dominância nas negociações de Bitcoin e altcoins à medida que outras exchanges de criptomoedas expandiram seu alcance e os cenários regulatórios evoluíram.

De acordo com um relatório da Kaiko Research publicado na semana passada, o domínio da Binance na negociação de Bitcoin em 2023 caiu de 81,3% para 55,3% (-26%) em 2024, e de altcoins de 58% para 50,5% (-7,5%). Os dados levam em conta apenas negociações feitas fora dos Estados Unidos.

Publicidade

Acerca do Bitcoin, a Kaiko atribui essas mudanças à descontinuação da Binance de sua promoção em grande escala de taxa zero em trades com BTC implementada no ano passado.

Vale lembrar que em agosto do ano passado, negociações à vista (spot) de criptomoedas na Binance já caía pelo 7º mês consecutivo, perdendo mercado à época para as exchanges HTX (antes Huobi), Bybit e DigiFinex.

Volume de negociação de Bitcoin (BTC) das exchanges fora dos EUA (Fonte: Kaiko)
Volume de negociação das 30 maiores altcoins das exchanges fora dos EUA (Fonte: Kaiko)

Exchanges menores, como Bybit e OKX, ganharam impulso à medida que os volumes de comércio se recuperaram, levando a uma menor concentração nos mercados offshore.

No ano passado, comenta o relatório o site Crypto Potato, a participação da Bybit no comércio global de Bitcoin fora dos EUA subiu de 2% para 9,3%, enquanto a participação da OKX subiu de 3% para 7,3%.

Publicidade

Binance e julgamento de CZ nos EUA

Sob nova liderança, a Binance vem enfrentando desafios legais em várias jurisdições, como os EUA, onde Changpeng Zhao se declarou culpado de violação de sanções e combate à lavagem de dinheiro nos EUA.

O julgamento de sua sentença está agendado para esta terça-feira (30). Apesar da tensão, a cofundadora da Binance, Yi He, disse recentemente que Zhao, também conhecido como “CZ”, se encontra em uma “situação positiva”.

Yi He acredita que a situação existente é o resultado ideal, dadas as circunstâncias, diz a publicação.

Vale lembrar que Yi He e Zhao foram parceiros de negócios e também de vida, e eles têm filhos juntos. Em entrevistas, Yi não hesita em dizer que Zhao é “camarada de armas”, ou “parceiro para toda obra”.

Sob o futuro da Binance, agora sob a liderança de Richard Teng, a maior corretora do mundo tem trabalhado para melhorar sua imagem em meio ao escrutínio regulatório dos EUA.

Publicidade

A priori, a Binance já implementou critérios mais rígidos de listagem de tokens e formou um conselho de administração como parte desse esforço.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ripple CEO Brad Garlinghouse

TradFi está migrando para criptomoedas após vitória de Trump, diz CEO da Ripple

Brad Garlinghouse diz que muitos desses novos clientes agora estão dispostos a se envolver com criptomoedas nos Estados Unidos
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Fundos de criptomoedas do Brasil captaram R$ 1,4 bilhão em 2024

Em 2024, o Brasil se consolidou como o terceiro país no mundo com os maiores investimentos em fundos de ativos digitais
Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.

Julgamento de Do Kwon por colapso da LUNA já está marcado; veja todos os detalhes

O julgamento criminal do fundador da Terra, Do Kwon, já tem data marcada; entenda os detalhes do colapso de US$ 40 bilhões envolvendo UST e LUNA
moedas de dogecoin DOGE

ETF de Dogecoin em 2025 é uma possibilidade com memecoins sendo mais acolhidas no mercado

“Em 2025, um grande gestor de ativos lançará um ETF de memecoin. Nossa aposta é na Dogecoin”, diz firma de análises Wintermute