dolar
Foto: Shutterstock

O presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, indicou hoje que as moedas digitais do banco central (CBDCs), como um potencial “dólar digital”, não substituiriam o dinheiro.

Powell reiterou um ponto levantado em um relatório recente do Banco de Compensações Internacionais para o qual o Fed contribuiu, dizendo: “Um dos três princípios-chave destacados no relatório é que um CBDC precisa coexistir com dinheiro e outros tipos de dinheiro de uma forma flexível e inovadora sistema de pagamento”, relatou a Bloomberg.

Publicidade

Falando em uma conferência de pagamentos em Basel, Suíça, ele acrescentou que o COVID-19 levou os governos a pensar mais profundamente sobre como o dinheiro funciona agora. “A crise da Covid trouxe um foco ainda mais nítido à necessidade de abordar as limitações de nossos acordos atuais para pagamentos internacionais”, disse ele.

CBDCs são diferentes de ativos digitais descentralizados como Bitcoin porque são controlados por uma entidade: um banco central. Como tal, são versões digitais de moedas fiduciárias nativas, como o dólar americano ou o iene japonês. Essas moedas – que ainda não existem, exceto em pilotos ou com funcionalidade limitada – visam trazer velocidade e segurança aos sistemas monetários em todo o mundo.

Os CBDCs têm dois projetos básicos: “varejo” para pagamentos ponto a ponto e “atacado”, destinado aos bancos para comprar e vender ativos financeiros e substituir os sistemas de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR).

Os bancos centrais e governos estão pesquisando seus benefícios, e alguns países estão mais adiantados do que outros. A China, por exemplo, já está testando um yuan digital, enquanto o Banco da Inglaterra ainda está examinando lentamente essa moeda.

Publicidade

Os comentários de Powell hoje ecoam os do Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, que no ano passado disse que um euro digital poderia ser “um complemento, não um substituto para o dinheiro”. Lagarde acrescentou que tal moeda pode fornecer uma alternativa às moedas digitais privadas e garantir que o dinheiro soberano permaneça no centro dos sistemas de pagamento europeus.

O Fed, por sua vez, está pesquisando stablecoins e examinando o trabalho de outros países em CBDCs, mas não revelou muito sobre a emissão de seu próprio CBDC. Powell disse no mês passado que o Fed está analisando “com muito cuidado” o desenvolvimento de um dólar digital – mas que mais pesquisas são necessárias.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP