Imagem da matéria: Dogecoin salta 18% com plano da Coinbase de lançar negociações de futuros de DOGE
Foto: Shutterstock

Enquanto o mercado de criptomoedas passava por grande volatilidade por conta da decisão de juros do Federal Reserve nos Estados Unidos, a Dogecoin (DOGE) ganhava força nesta madrugada, chegando a saltar 18%.

Na manhã desta quinta-feira (21), a DOGE opera com ganhos de cerca de 13% no acumulado de 24 horas, cotada a US$ 0,1525, com uma valorização que supera 70% em 2024 até agora.

Publicidade

O movimento ocorreu após a notícia de que a Coinbase Derivatives planeja iniciar a negociação de futuros de Dogecoin, além de Litecoin (LTC) e Bitcoin Cash (BCH), em 1º de abril.

No início do mês, por meio de três cartas separadas à Commodities Futures Trading Commission (CFTC), a exchange anunciou sua intenção de lançar contratos futuros mensais liquidados em dinheiro para as três criptomoedas. Os documentos, enviados ao secretário da CFTC, Christopher Kirkpatrick, detalhavam os tamanhos dos contratos propostos, os métodos de liquidação (alavancando uma taxa de referência por vetor de mercado) e a estrutura.

A Coinbase destacou nas cartas que está aproveitando a rota de autocertificação sob o Regulamento 40.2(a) da CFTC para listar esses contratos futuros. Este procedimento permite que as corretoas introduzam novas ofertas sem aguardar a aprovação direta da CFTC, desde que afirmem a adesão do produto aos regulamentos da CFTC.

A empolgação do mercado se dá não só pela novidade em si, mas porque parte dos traders consideraram a notícia como uma possível precursora de um eventual fundo negociado em bolsa (ETF) de Dogecoin à vista.

Publicidade

Isso porque as três criptomoedas citadas derivam do Bitcoin, que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) reconhece como uma commodity.

O analista de ETF da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, disse no X/Twitter que, dada a classificação desses ativos, será difícil para a SEC argumentar que eles são valores mobiliários após ter aprovado os ETFs de Bitcoin.

A Coinbase, conhecida por seus rígidos critérios de listagem e conformidade regulatória, disse no documento que a DOGE era mais do que apenas um token de “brincadeira” no atual cenário de investimento.

“A popularidade duradoura da Dogecoin e o apoio ativo da comunidade sugerem que ela transcendeu suas origens como um meme para se tornar um elemento básico do mundo das criptomoedas”, afirmou a exchange.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Homem tenta bater recorde mundial ao tatuar “Pump.fun” em si mesmo 700 vezes

Homem tenta bater recorde mundial ao tatuar “Pump.fun” em si mesmo 700 vezes

O Pump.fun se tornou foco de tentativas de recordes mundiais, com o mais recente desenvolvedor planejando tatuar o nome da plataforma de lançamento na Solana 700 vezes
Donald Trump, presidente dos EUA, é fotografado

Trump sanciona GENIUS Act e inicia integração das criptomoedas com a economia dos EUA

“Prometi que traríamos de volta a liberdade e a liderança americanas, e faríamos dos EUA a capital mundial das criptomoedas”, disse Trump
Imagem da matéria: Valor de mercado do Bitcoin já supera o PIB do Brasil

Valor de mercado do Bitcoin já supera o PIB do Brasil

Valendo US$ 2,34 trilhões, o Bitcoin, se fosse um país, seria a 8ª maior economia do mundo
ethereum,

Ethereum dispara 23% na semana e atinge maior preço em cinco meses

A segunda maior criptomoeda do mundo dispara à medida que empresas começam a formar reservas estratégias do ativo