Imagem da matéria: Documentário narra a história do movimento cypherpunk; assista a primeira parte
Trecho do documentário (Foto: Reprodução/Youtube)

Uma nova série de documental da revista Reason acompanha a história do movimento cypherpunk. O primeiro episódio lançado nesta quarta-feira (7). O documentário “Before the Web: The 1980s Dream of a Free and Borderless Virtual World” mostra a convergência de ideias relacionadas à liberdade da sociedade por meio da internet que levou a grandes mentes a criarem as tecnologias que permitiram a existência do Bitcoin.

O filme conta a história do grupo que se autodenominava “cypherpunks”, formado por hackers e matemáticos que acreditavam na internet como um meio de “demolir as paredes artificiais da sociedade”, como descreve o documentário da Reason.

Publicidade

Para esse movimento, a criptografia era uma ferramenta contra a vigilância e planejamento. Foram essas as ideias precursoras do WikiLeaks e que levaram a criação do Bitcoin, por exemplo. 

O documentário acompanha as mentes por trás do movimento e traz entrevistas com o economista e empresário Phil Salin; e o ex-físico da Intel Timothy C. May, que se tornou conhecido como o pai da “criptoanarquia”. Ambos já faleceram: Salin; em 1991, com 41 anos e May, em 2018, com 66 anos.

Salin acreditava em uma economia livre das regulações governamentais através de uma rede de computação global, melhorando a coordenação humana na economia. Em contrapartida, May buscava a criação de um universo virtual digno de ficção científica, “completamente protegido da vigilância e controle do governo”.

O documentário terá quatro partes, somente com a primeira lançada até o momento. “Before the Web: The 1980s Dream of a Free and Borderless Virtual World” está disponível de maneira gratuita no Youtube. A revista Reason ainda não revelou a data de lançamento das demais partes. O filme está em inglês.

VOCÊ PODE GOSTAR
barras de ouro

Tensão entre Irã e Israel faz token lastreado em ouro ser negociado com prêmio de 20%

Comentários de um porta-voz da Paxos indicam que a PAXG pode ser usada também para avaliar o pânico do mercado
Imagem da matéria: Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Avraham Eisenberg foi considerado culpado de manipular a plataforma Solana DeFi Mango Markets em 2022 e fugir dos EUA com os fundos
Celular com o logo da OpenSea e imagens NFT

CEO do OpenSea fala sobre o futuro do mercado de NFTs mais popular do mercado

Devin Finzer falou sobre Bitcoin Ordinals, o lançamento de um token e o suporte para NFTs ERC721-C, um passo em direção ao OpenSea 2.0
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”