Imagem da matéria: Disney vai lançar mercado de NFTs em parceria com gigante cripto
(Imagem: Shutterstock)

Inspirado nos pins físicos que a Disney vende em seus parques temáticos e que os fãs colecionam e trocam, o Disney Pinnacle oferecerá colecionáveis digitais inspirados em pins que são cunhados como NFTs na blockchain Flow— a mesma rede utilizada pelo NBA Top Shot e NFL All Day.

A plataforma incluirá pins digitais baseados em personagens e propriedades da Disney, Pixar e Star Wars. Em uma entrevista com Decrypt, o CEO da Dapper Labs, Roham Gharegozlou, mencionou personagens como Buzz Lightyear e Woody de “Toy Story”, as Princesas da Disney e Darth Vader de “Star Wars” como alguns que estarão na coleção.

Publicidade

Embora a Disney também seja proprietária da Marvel, a propriedade intelectual dos quadrinhos não foi mencionada no anúncio. Questionado se a Marvel vai integrar a plataforma, Gharegozlou disse: “não no lançamento”.

O Disney Pinnacle foi projetado desde o início para dispositivos móveis, ao contrário do Top Shot, que foi lançado primeiro na web e posteriormente adicionou um aplicativo móvel nativo. Embora haja semelhanças com outras plataformas de NFT da Dapper, Gharegozlou disse que o Disney Pinnacle será adequado para smartphones e terá aprimoramentos em seu formato familiar.

“É um design de economia atualizado, equilibrado entre a acessibilidade para o fã comum e ativos de edição limitada e super edição limitada para alguns colecionadores mais exclusivos”, disse ele. “E é o acesso a todo o universo Disney, sob um mesmo teto”.

O Disney Pinnacle está abrindo sua lista de espera hoje. Gharegozlou disse que a plataforma gradualmente integrará usuários para testar a experiência em beta antes do lançamento completo. Não foi estabelecido um cronograma para o lançamento público, acrescentou.

Publicidade

Ridhima Kahn, VP de desenvolvimento de negócios e parcerias da Dapper, disse à Decrypt que apresentou a Disney à Dapper Labs quando era parceira na gigante de VC Andreessen Horowitz. Ela se juntou à Dapper em 2021 e conseguiu unir as empresas para essa colaboração após fazer a conexão original entre elas.

Dapper Labs, um player experiente

A Dapper Labs é mais conhecida pelo sucesso mainstream que o NBA Top Shot experimentou quando o mercado de NFT decolou em 2021. A empresa, que havia lançado anteriormente o influente projeto NFT CryptoKitties na Ethereum, construiu a blockchain Flow para lidar com aplicações de consumo em larga escala, como plataformas de colecionáveis e jogos. A Flow tem sido descentralizada gradualmente ao longo do tempo.

O anúncio do Disney Pinnacle ocorre em meio a sinais recentes de um renascimento no mercado de NFT, que havia perdido considerável impulso após os picos de 2021 e início de 2022. Gharegozlou sugeriu que a próxima onda de plataformas e aplicativos construídos em torno da verdadeira propriedade digital terá uma aparência e sensação melhores do que aquelas que introduziram os NFTs para as massas inicialmente.

“Quando lançamos nossa última série de produtos, ficou claro que os NFTs ainda estavam em sua fase ‘dial-up’, no sentido dos tipos de produtos aos quais você tinha acesso e quão portáteis e interoperáveis tudo era”, disse ele. “Estamos muito animados com o futuro desta tecnologia e com o quanto os produtos vão melhorar nos próximos anos”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

CEO da ERCOT, que controla a rede elétrica do Texas, disse que nos próximos seis anos a capacidade do estado vai precisar praticamente dobrar
Ilustração mostra baleia mergulhando num mar de bitcoin

40% do fornecimento total do Bitcoin é mantido por baleias, diz levantamento

Acumulação pode estar alinhada ao fluxo contínuo e positivo de investimentos em ETFs de Bitcoin à vista
Imagem da matéria: Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Keith Gill, o Roaring Kitty, encenou seu retorno ao Twitter, depois ao Reddit e, finalmente, de volta ao YouTube com uma transmissão ao vivo que atraiu 700.000 espectadores
Imagem da matéria: Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Como a tokenização vai revolucionar o agronegócio no Brasil | Opinião

Em 2023 o PIB do agronegócio correspondeu a quase 24% do PIB do Brasil, conforme aponta pesquisa feita pela USP