Imagem da matéria: Diretor da Binance no Brasil prestará depoimento na CPI das Pirâmides na  quinta-feira (14)
Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil (Foto: Reprodução/LinkedIn)

O depoimento na CPI das Pirâmides Financeiras do diretor-geral da Binance no Brasil, Guilherme Nazar, inicialmente marcado para acontecer nesta terça-feira (12), foi reagendado para quinta-feira (14), às 10h da manhã. 

A mudança das datas foi um pedido de Nazar, que justificou sua ausência na sessão de hoje da CPI devido a uma viagem ao exterior. 

Publicidade

Assim como Nazar, a CPI também adiou para quinta-feira a tomada de depoimento de Ricardo Rangel Mendes, presidente da empresa Hotel Urbano. 

Binance na CPI das Pirâmides 

Guilherme Nazar, que é sobrinho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assumiu o cargo na Binance no fim do ano passado. Ele entrou na mira da CPI em junho, após um requerimento do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL). 

O parlamentar justificou seu pedido para ouvir Nazar lembrando que a Binance enfrenta problemas com órgãos reguladores nos EUA, Japão, China, Alemanha, Reino Unido e Brasil, além de estar sendo investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por supostamente oferecer produtos do mercado de derivativos sem autorização.

“Não bastassem os problemas associados à regulação e à oferta de produtos indevidos, soma-se a possível parceria a empresas brasileiras que oferecem serviços financeiros que correspondem ao escopo do que a ementa do requerimento de criação desta CPI se propõe a investigar”, escreveu Gaspar no seu pedido de convocação de Nazar.

Publicidade

Nesta terça-feira, o presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), também enviou um ofício para o presidente da CVM, João Pedro Nascimento, que pede para a autarquia mandar para a comissão o processo administrativo sancionador em curso relacionado à negociação de derivativos irregular da Binance.

O ofício também solicita a lista de materiais relacionados à denúncias e atos abertos pela CVM relacionados à Binance, bem como as empresas parceiras B Fintech, Capitual, Banco Acesso, Latam Gateway e Banco BS2.

Prorrogação da CPI

Aureo Ribeiro também apresentou nesta terça-feira (12) um requerimento para prorrogar por 60 dias o término dos trabalhos da CPI.

Para justificar o adiamento, o deputado citou a grande quantidade de informações em análise pela CPI e disse que mais tempo de trabalho será necessário para preparar um relatório mais bem estruturado e completo.

Publicidade

Ribeiro destacou no seu pedido que a CPI vem desempenhando “papel fundamental na sociedade brasileira na investigação de operações fraudulentas na gestão de diversas empresas de serviços financeiros com promessas de investimentos por meio de gestão de criptoativos, por meio de divulgação de informações falsas sobre projetos e promessas de rentabilidades elevadas e garantidas”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin da Solana, Billy dispara para uma capitalização de mercado de US$ 117 milhões

Memecoin da Solana, Billy dispara para uma capitalização de mercado de US$ 117 milhões

Ao ultrapassar uma capitalização de mercado de 100 milhões de dólares, Billy se tornou a segunda maior moeda da Pump.fun
Joe Biden posa para foto

Biden vira sobre Kamala: mercados de criptomoedas esperam que o presidente seja indicado

Apostadores de criptomoedas no popular mercado de previsões Polymarket novamente favorecem Joe Biden como candidato dos democratas
Imagem da matéria: Estrela do UFC é acusada de aplicar golpe em fãs com token que foi a zero

Estrela do UFC é acusada de aplicar golpe em fãs com token que foi a zero

A memecoin SMASH promovida por Khamzat Chimaev caiu para zero após os criadores despejarem tokens no mercado — e desde então ele excluiu seus posts
Imagem da matéria: Andrew Tate diz que não suporta a cultura cripto - mesmo lucrando com ela

Andrew Tate diz que não suporta a cultura cripto – mesmo lucrando com ela

O polêmico provocador das redes sociais diz que, agora que provou que pode usar criptomoedas, ele vai “consertá-las”