Imagem da matéria: Diretiva da União Europeia em Vigor Aumenta Controle de Transações com Criptoativos
(Foto: Shutterstock)

O sigilo de transações com moedas criptografadas podem estar com os dias contados nos países que compõem a União Europeia. Todas as transações com bitcoins e altcoins deverão ser monitoradas pelos órgãos dos Estados que compõe o bloco econômico europeu.

Essa é uma das medidas que compõe a nova diretiva da União Europeia contra a lavagem de dinheiro no mundo, a qual passou a vigorar na segunda-feira (09) e visa combater o uso ilícito das moedas criptografadas.

Publicidade

De acordo com a diretiva nº 2018/843 (chamada também de quinta diretiva) do Parlamento Europeu, o anonimato das pessoas que transacionam as “moedas virtuais” é o que facilita a prática de lavagem de dinheiro e o uso delas ara financiamento do terrorismo.

A solução apontada por meio dessa norma que agora está em vigor na Europa foi não de se proibir o uso das moedas criptografadas, mas tão somente quebrar o sigilo daqueles que transacionam.

“Para combater os riscos relacionados com o anonimato, as Unidades de Informação Financeira (UIF) nacionais deverão ser capazes de obter informações que lhes permitam associar endereços de moeda virtual à identidade do detentor de moedas virtuais. Além disso, a possibilidade de permitir que os utilizadores se autodeclarem voluntariamente às autoridades designadas deverá ser objeto de uma avaliação mais aprofundada.”

Segundo a nota da Comissão da União Europeia à imprensa, as novas regras trarão maior transparência. O uso de pagamentos anônimos por meio de “cartões pré-pagos”, ou por transações com moeda virtual serão limitados com a  “ampliação dos requisitos de verificação de clientes” e isso será “ sob o escopo das regras de combate à lavagem de dinheiro”.

Publicidade

A regra deve impactar negócios feitos com exchanges de países de fora da União Europeia tendo em vista que os controles serão “mais rigorosos nos países terceiros de alto risco”.

O caminho para isso tudo será por meio de concessão de mais poderes aos órgãos reguladores e uma cooperação mais estreita entre as unidades nacionais de informação financeira:

“A quinta diretiva contra a lavagem de capitais também aumenta a cooperação e o intercâmbio de informações entre os responsáveis ​​pelo combate à lavagem de dinheiro e os supervisores prudenciais, incluindo o Banco Central Europeu.”

Altcoins na visão da União Europeia

A Diretiva, contudo, apresenta uma evolução quando esclarece que não se pode confundir bitcoins e altcoins com as moedas eletrônicas e nem com aquelas utilizadas em contexto de jogos que só podem ser usadas naquele ambiente específico.

Publicidade

O Parlamento europeu afirmou que o uso das moedas criptografadas não se limita a meio de pagamento:

“Também podem ser utilizadas para outros fins e ter aplicações mais vastas, como, por exemplo, meio de troca, investimento, produtos de reserva de valor ou utilização nos casinos. A presente diretiva tem por objetivo abranger todas as utilizações potenciais das moedas virtuais.”

Aprovação da quinta diretiva

Apesar de ter começado a vigorar no início dessa semana, a nova legislação tinha sido aprovada em 19 de abril desse ano e tinha como principal intenção evitar “a lavagem de capitais e o financiamento do terrorismo”.

Naquela época, a aprovação tinha sido esmagadora. O Parlamento Europeu havia se reunido na cidade francesa de Estrasburgo para decidir sobre essa diretriz e o resultado foi de 574 votos a favor, 13 contra e 60 abstenções.

Kirsjanis Karins, deputado pela Letônia, afirmou nesse período que retirar o anonimato associado as criptomoedas seria uma importante medida tendo em vista que “criminosos usam o anonimato para lavar seus produtos ilícitos ou financiar o terrorismo”.


BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”
Imagem da matéria: Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

BRX Finance busca aproveitar as potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros
moeda de Bitcoin à frente do logotipo do Goldman Sachs

ETF de Bitcoin da BlackRock ganha apoio de gigantes de Wall Street, como Goldman Sachs e Citadel

O sucesso dos ETFs de Bitcoin está forçando até os céticos das criptomoedas a clamarem por um espaço no setor
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil