Material atualizado com respostas do designer à repercussão da proposta
Um designer brasileiro decidiu, por conta própria, sugerir uma reformulação no app para celular do Nubank, considerada a maior fintech brasileira da atualidade e que conta com pelo menos 20 milhões de clientes.
A proposta, feita por Alberto Pinto Neto, de São Paulo, foi divulgada em seu perfil pessoal no LinkedIn na última semana. Ele não é funcionário da empresa, mas adota como exercício a repaginação de aplicativos e sites de companhias diversas.
“Hoje fiz o Redesign do aplicativo para a empresa Nubank, inserindo na tela principal algumas das principais ferramentas mais procuradas pelos usuários de aplicativos de bancos”, escreveu Neto em seu perfil na rede social.
A publicação leva para a página do profissional no Behance.Net, plataforma da Adobe que serve para divulgação de portfólios diversos.
O app não foi a única sugestão de Neto ao Nubank, do qual diz ser usuário e fã. Ele também divulgou no LinkedIn uma proposta de nova landing page para a fintech. A ideia, segundo ele, é melhorar a experiência dos clientes a partir das sugestões.
“Propus a mudança do layout por que acredito que o Nubank precisa de uma mudança no visual da marca. E além disso, através de pesquisas realizadas com clientes meus e com pessoas que utilizam do aplicativo, obtive muita reclamação sobre a acessibilidade a certas funções do aplicativo. Muita gente não consegue chegar à tarefa que deseja através do layout atual do app” disse Neto em contato com a reportagem.
Além da fintech, o designer também sugere seus trabalhos para outras grandes empresas, como Chilli Beans e Konkai Sushi, que contam com sua preferência. Ele também já sugeriu uma repaginada no app do Instagram.
Comentários sobre o app
A julgar pelas reações, a ideia em relação ao app do Nubank despertou boa impressão. Até o fechamento deste texto a postagem já contava com 752 comentários e pelo menos 8,8 mil reações.
Entre os feedbacks recebidos pelo designer, a grande maioria elogiou a proposta. Outros afirmaram que, embora o trabalho esteja bem executado, não vai ao encontro da identidade visual do banco digital.
Em menor número aparecem aqueles que não gostaram da sugestão. Mesmo nesse grupo, as críticas foram em tom construtivo.
De acordo com currículo disponível no LinkedIn, Neto atualmente é graduando em Publicidade e Propaganda pela Uninove (Universidade Nove de Julho) e tem formação técnica em desenho artístico. Também lista cursos na área de design realizados junto à Udemy.
Também no currículo consta que Neto tem seu próprio estúdio de criação, por meio do qual já trabalhou com marcas diversas.
A repercussão deixou Neto surpreso. “Geralmente a gente como designer não pensa em postar e alcançar uma repercussão tão grande assim, principalmente por se tratar de uma rede social que tem como foco empresas e serviços”.
A proposta pode não ser aceita pelo Nubank, mas Neto diz já colher alguns frutos pela iniciativa. “Acredito que muitas empresas buscam funcionários que tenham como foco a ousadia, então graças a Deus estou recebendo algumas propostas muito boas de serviços. Sair da caixinha muitas das vezes é necessário”.
O que diz o Nubank
Procurado pela reportagem, o Nubank informou via assessoria que não possui vínculo formal ou de prestação de serviços com Neto. Também afirmou que não há previsão de alterações no app no momento.
A respeito da proposta feita pelo designer, o Nubank a vê como uma demonstração de carinho em relação à empresa. O próprio Neto disse ser cliente do banco digital.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br