Imagem da matéria: Desenvolvedor afirma ter criado o primeiro contrato inteligente do Bitcoin; entenda
Foto: Shutterstock

O novo projeto $GM clama ser o primeiro contrato inteligente escrito em Solidity, a linguagem de programação do Ethereum, capaz de rodar na rede do Bitcoin.

Embora o contrato tenha sido implementado no bloco 782474 no dia 25 de março, a história só ganhou atenção nesta semana quando o desenvolvedor anônimo por trás do projeto, @punk3700, fez uma thread no Twitter para explicar o que afirma ser um feito inédito.

Publicidade

Ele conta que a ideia surgiu quando os NFTs começaram a ser implementados no Bitcoin graças à tecnologia Ordinals. Se os tokens não fungíveis, que nasceram na rede Ethereum, poderiam agora fazer parte do Bitcoin, por que contratos inteligentes e aplicativos descentralizados também não poderiam? Com a ideia lançada, o desenvolvedor se dedicou a descobrir como tornar isso realidade.

“Este experimento é uma exploração da combinação do melhor dos dois mundos: EVM como a camada de computação e Bitcoin como a camada de armazenamento. O teste específico seria uma implantação de ponta a ponta de um contrato inteligente ERC20 Solidity ($GM) em execução no Bitcoin”, escreveu o desenvolvedor.

Ele conseguiu fazer isso e implementou na rede do Bitcoin o contrato inteligente do $GM, que ele descreve ser “uma obra de arte conceitual on-chain implementada como um token fungível colecionável”.

Aqui vale fazer uma ressalva: o contrato inteligente não roda no Bitcoin, cuja blockchain, nesse experimento, é usada para armazenar o código. Contudo, o contrato inteligente pode ser funcional à medida que é executado em uma EVM (Ethereum Virtual Machine) programada para captar e transmitir informações para a rede do Bitcoin.

Publicidade

Implementação no Bitcoin

Para que outros pudessem entender como o experimento funcionou na prática, o desenvolvedor @punk3700 mostrou os cinco passos que usou para implementar seu contrato inteligente na rede do Bitcoin.

Passo 1: Rodar um full node (cópia completa da blockchain) do Bitcoin no computador.

Passo 2: Rodar uma EVM.

Existem diferentes EVMs disponíveis no mercado, como a nativa do Ethereum ou a criada pela Polygon. Porém, o desenvolvedor usou a TC EVM, que é customizada para funcionar com Bitcoin e foi criada por sua organização Trustless Computer.

Passo 3: Escrever dados da EVM na blockchain do Bitcoin

Para criar uma conexão entre a EVM e a rede, o dev usa uma técnica semelhante à adotada pelo Ordinals para inscrever dados na blockchain do Bitcoin, incorporando as transações EVM dentro de transações de Bitcoin através do campo Witness Data.

Passo 4: Ler os dados da EVM no Bitcoin

Para cada bloco do Bitcoin, o sistema criado pelo dev filtra as transações EVM, as importando como um novo bloco e atualizando seu estado na EVM.

Publicidade

Como o Bitcoin tem uma ordem imutável e determinística, todo nó EVM que executa uma base de código honesta terá o mesmo estado, segundo ele.

Passo 5: Implementar o contrato inteligente no Bitcoin

O desenvolvedor explica que o seu contrato $GM usa um modelo de token ERC20 padrão da empresa OpenZeppelin. Após criar o código do contrato, foi a vez de implementá-lo usando a plataforma Hardhat.

“É isso! Acabamos de implantar um contrato inteligente Solidity totalmente funcional em Bitcoin. Agora você pode interagir com o contrato”, comemorou @punk3700.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Drex não irá criar imposto ou aumentar vigilância da Receita, afirma nota de Haddad

Drex não irá criar imposto ou aumentar vigilância da Receita, afirma nota de Haddad

Ministro da Fazenda enviou nota elaborada por auditor fiscal para responder dúvidas de deputado federal sobre as mudanças que virão com o Drex
logo da binance rachado

Stablecoin da família Trump será usada para a compra de parte da Binance pela MGX

O valor da negociação será de US$ 2 bilhões
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

Manhã Cripto: Vitalik quer tornar o Ethereum 100 vezes mais rápido e tão “simples quanto o Bitcoin”

“Uma das melhores coisas sobre o Bitcoin é a simplicidade do seu protocolo”, escreveu Buterin, o fundador e principal voz do Ethereum
Imagem da matéria: Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Ideia é que site distribua pequenas quantidades de Bitcoin para usuários que completarem tarefas simples de CAPTCHA