Imagem da matéria: Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista
Leo Kahn da Cross Finance na Ethereum Rio 2024 (Foto: Fernando Martines/Portal do Bitcoin)

Durante a Ethereum Rio 2024, uma discussão sobre os desafios e promessas da descentralização ganhou destaque por conta da fala enfática de Leo Kahn. O executivo da Cross Finance subiu ao palco de um dos painéis e ressaltou que a descentralização é inerentemente mais cara que os antigos meios.

Após o painel de debate, o Portal do Bitcoin conversou com Kahn para entender em detalhes sua visão sobre esse desafio: por que a descentralização precisa ser mais cara?

Publicidade

O executivo entende que a descentralização é uma área emergente, com menos infraestrutura e menos desenvolvedores em comparação com gigantes consolidados da tecnologia.

“Qualquer coisa que é nova e escassa torna-se muito mais cara,” disse Kahn. Ele comparou a evolução da tecnologia blockchain com a da computação em nuvem, que se tornou uma indústria trilionária ao longo de uma década. “Os três principais provedores, Google, Amazon e Microsoft, são empresas de dois trilhões de dólares. Eles têm trilhões de dólares e estão por aí há décadas,” explicou.

A Cross Finance oferece uma integração entre carteiras como MetaMask e outras com a rede Visa. Assim, a pessoa pode pagar em qualquer lugar que aceite cartão dessa bandeira usando o sistema da empresa. Há pessoas que conseguiram pagar por um hambúrguer em um food truck usando o próprio sistema no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro.

Kahn reconheceu que sempre haverá um custo associado à descentralização. “A descentralização sempre terá um preço, é algo inevitável. É um produto caro,” afirmou ele.

Publicidade

Mas o executivo acredita firmemente que a descentralização oferece um valor significativo em termos de liberdade e controle pessoal. “Eu não acredito em dar todos os meus dados, todo o meu controle, todas as minhas coisas financeiras e informações privadas para uma empresa e eles controlarem e ditarem o que precisa ser feito”, disse.

Futuro descentralizado

Khan também destacou a importância de se adotar ferramentas modernas para construir a infraestrutura do futuro. Ele mencionou que tecnologias como blockchain, prova de participação, permissão e conhecimento zero são essenciais para a evolução contínua do espaço de blockchain. “Se você quer construir para o amanhã, você tem que usar as ferramentas de amanhã”, disse ele.

Ele previu que, com o tempo, a descentralização se tornará dominante, impulsionada por avanços em computação quântica e outras tecnologias emergentes. “Eventualmente, isso vai prevalecer”, disse Khan, otimista sobre o futuro da descentralização.

Concluindo sua fala, ele enfatizou que a descentralização, apesar de seu custo, é um pequeno preço a pagar pela liberdade que oferece. “Liberdade não é gratuita”, concluiu, destacando que muitas pessoas na indústria compartilham essa visão.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da Braiscompany em Campina Grande PB- Portal do Bitcoin

Justiça irá leiloar imóveis de operador financeiro da pirâmide Braiscompany

Imóveis são de  Joel Ferreira de Souza, que segundo o MPF auxiliava a Braiscompany a trocar criptomoedas por dinheiro fiduciário
Imagem da matéria: Polygon vai substituir token MATIC por POL em setembro; entenda

Polygon vai substituir token MATIC por POL em setembro; entenda

POL permitirá que detentores se tornem validadores em cadeias baseadas na Polygon, enquanto MATIC será descontinuado
farao do bitcoin glaidson

Justiça do Rio inicia julgamento da GAS Consultoria na próxima semana

Na próxima quarta-feira, a 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro irá ouvir testemunhas
Joe Biden posa para foto

Memecoins de potenciais substitutos de Joe Biden disparam até 200% após ele pegar Covid-19

Memecoins inspiradas em Kamala Harris e Gavin Newsom chegaram a disparar até 200% após Joe Biden anunciar que está com Covid-19