Imagem da matéria: Deputados brasileiros criam Projeto de Lei que incentiva blockchain no setor público
Foto: Shutterstock

Na terça-feira (11), o deputado federal Tiago Mitraud (NOVO/MG) protocolou a apresentação de um Projeto de Lei (PL 3443/2019) que dispõe sobre a “Prestação Digital dos Serviços Públicos na Administração Pública”.

Nove deputados também assinaram o documento. Nele, os parlamentares sugerem a implementação de várias tecnologias modernas no setor público, dentre elas, a tecnologia blockchain.

Publicidade

Mitraud e os parlamentares propõem uma transformação digital como um conjunto de medidas estratégicas tornar a governança pública mais dinâmica, eficiente e também próxima da sociedade. Eles acreditam que isso pode acontecer por intermédio de tecnologias digitais, desburocratizando e modernizando.

Blockchain e novos sistemas

As tecnologias pautadas vão desde Blockchain e Inteligência Artificial a uma gama de sistemas que permitam mais informação ao público, autenticidade, integridade e confidencialidade, além da criação de um autosserviço, para que o cidadão possa operar sem ajuda de qualquer órgão.

De acordo com o PL, subordinam-se ao regime desta Lei as seguintes instituições:

Os órgãos públicos integrantes da administração dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, incluindo os Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista, os consórcios públicos e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Publicidade

Rede GOV.BR

O PL também instituiu uma rede nacional, a ‘Rede Nacional de Governo Digital’ (o que eles intitularam de Rede GOV.BR), de natureza colaborativa, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Sua finalidade, diz o texto, é “promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público”.

Deputados justificam

Para justificar a implementação de novos sistemas tecnológicos, a bancada diz que há um “notório clamor público no sentido de uma decisiva desburocratização da Administração Pública nacional”, sugerindo que tais ações seriam a resposta para a sociedade.

“Sociedade que anseia ter à sua disposição serviços públicos dotados de agilidade, qualidade, transparência, responsabilidade e eficiência”, diz um trecho da PL.

  Clique aqui e acompanhe a cotação de mais de mil criptomoedas


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
logo Unichain blockchain Uniswap

Uniswap acaba de lançar sua própria blockchain; conheça a Unichain

A Uniswap apresentou a rede de segunda camada em Ethereum como “um novo lar para as finanças descentralizadas”
Phelipe de Moura Ferreira Mianmar pos apara foto

Brasileiro traficado na Ásia era forçado a se passar por modelo para dar golpes cripto 

O brasileiro Phelipe de Moura Ferreira usou seu perfil no Instagram para contar com sobreviveu nas mãos de criminosos
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

Polícia prende chefe de pirâmide financeira que roubou R$ 10 milhões de investidores

O suspeito captava recursos financeiros sem autorização da CVM, prometendo rendimentos acima do mercado
Imagem da matéria: Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

A parceria da Ripple com a Unicâmbio cria um novo corredor de pagamentos transfronteiriços entre Portugal e Brasil