Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada Julia Zanatta vê Drex como ameaça à liberdade, enquanto Eduardo Bolsonaro culpa Lula por projeto iniciado no governo de seu pai
Imagem da matéria: Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada Julia Zanatta (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) lançou um abaixo-assinado na terça-feira (11) contra o Drex, projeto de infraestrutura criado pelo Banco Central que inicialmente era chamado de Real Digital. A atitude da parlamentar teve apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ecoa movimentação nos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump se posicionou contra uma CBDC (Moeda Digital de Banco Central). 

O Drex atualmente é descrito pelo BC mais como uma infraestrutura do que como uma moeda digital. O exemplo mais citado é de como um cliente de um banco poderá vender um título do tesouro para uma pessoa que é cliente de outro banco, tudo isso por conta da Distributed Ledger Technology (DLT) envolvida – a blockchain é um tipo de DLT. 

Publicidade

A medida, no entanto, está levantando críticas de alguns parlamentares brasileiros.

“Com o Drex, cada movimento seu será rastreado, e bastará um clique para bloquearem sua conta ou sumirem com seus recursos — seja qual for a desculpa. Estamos falando de controle total sobre a sua vida financeira!”, disse Zanatta em seu abaixo-assinado. 

O tema é importante para a deputada: Zanatta é autora de um projeto de lei que proíbe a extinção do papel-moeda e sugeriu uma Proposta de Emenda Constitucional que determina que a criação de uma CBDC deve ser autorizada pelo Congresso. A PEC tem apenas 129 assinaturas e precisa de 71 para seguir adiante no Congresso.

No X, Eduardo Bolsonaro tenta responsabilizar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pelo Drex, mesmo sendo um projeto do Banco Central feito sob comando de Roberto Campos Neto durante a presidência de Jair Bolsonaro.

“Deputada Julia Zanatta alerta para os riscos do DREX, a nova moeda digital que Lula quer criar para te dominar. Assim, ele controlará, por exemplo, por geo-referenciamento quais padarias seu pagamento com DREX será aceito”, disse Eduardo Bolsonaro.

Publicidade

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Zanatta disse que “não importa” quem é o autor do projeto: “Ideia ruim é ideia ruim”. A parlamentar afirmou que seu objetivo é alertar a população para supostos riscos do Drex.