A senadora dos Estados Unidos Cynthia Lummis foi nomeada para presidir o Subcomitê Bancário do Senado sobre Ativos Digitais. A notícia é considerada positiva no mercado cripto, já que a parlamentar do Wyoming é uma das maiores defensoras do Bitcoin e das criptomoedas em Washington.
Mais cedo nesta quinta-feira (23), uma onda de rumores percorreu a indústria cripto de que o presidente Donald Trump faria um grande anúncio envolvendo Bitcoin ou o setor de criptomoedas. A expectativa era de que fosse anunciada a reserva estratégica de Bitcoin do governos dos Estados Unidos, o que fez o BTC ter uma disparada. Mas o anúncio não aconteceu, e a cotação voltou ao patamar do começo do dia.
Lummis comentou em uma publicação no X (antigo Twitter), falando para que todos “ficassem atentos”. No final, a notícia era a nomeação da senadora para chefiar o comitê, que é vista como positiva, mas incapaz de gerar maiores impactos por si só — até porque, já foi adiantada pela imprensa duas semanas atrás.
Frequentadora regular de conferências sobre criptomoedas, Lummis foi uma das primeiras defensoras do BTC e tem liderado esforços para que os EUA criem uma reserva estratégica de Bitcoin por meio de projetos de lei apresentados no Senado.
Em julho passado, ela apresentou o projeto de lei “Boosting Innovation, Technology and Competitiveness through Optimized Investment” (BITCOIN) Act, que exigiria que o governo adquirisse 1 milhão de BTC ao longo de cinco anos. Lummis enfatizou que esse investimento de US$ 95 bilhões não seria financiado pelos contribuintes, mas com recursos existentes do Federal Reserve e do Tesouro.
Leia Também
Essa proposta vai além do que Trump sugeriu, já que o presidente eleito propôs que cerca de 200.000 BTC confiscados de criminosos (com um valor de mercado atual de US$ 19,2 bilhões) fossem convertidos em tal reserva.
No dia 16 de janeiro, Lummis enviou uma carta ao presidente do FDIC, Marty Gruenberg, depois que denunciantes alegaram que a agência destruiu materiais relacionados às suas operações de criptomoedas e ameaçou funcionários para silenciá-los.
“As supostas ações do FDIC são inaceitáveis e ilegais”, escreveu Lummis em sua carta. A senadora prometeu buscar a verdade por trás dessas alegações, exigindo a responsabilização dos órgãos federais envolvidos na supervisão.
“O povo americano merece transparência, e eu farei com que eles obtenham as respostas que merecem”, ela escreveu em uma declaração de hoje.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.