Imagem da matéria: De olho em Open Banking, XP Inc. compra controle da fintech Fliper
Foto: Shutterstock

A XP Inc anunciou nesta segunda-feira (8) a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper. O valor da transação não foi informado.

Fundada em 2017, a Fliper tem um aplicativo para consolidação de contas de corretoras e bancos, seguindo o conceito de Open Banking. O app une, em uma mesma tela, as informações de um usuário em diferentes instituições financeiras, facilitando sua consulta e análise.

Publicidade

A fintech já mapeia mais de R$ 7 bilhões em investimentos em sua plataforma e enxerga um grande potencial para superar a marca de 5 milhões de usuários, nos próximos anos.

De olho em Open Banking e fintechs

Em comunicado à imprensa, a XP informa que a aquisição se insere justamente na estratégia de Open Banking da empresa, além de reforçar o interesse no potencial oferecido no mercado pelas fintechs.

“A Fliper vai nos aproximar ainda mais de nossos atuais clientes e ampliar o escopo de atuação da XP Inc. A intenção é que os usuários possam consolidar os investimentos detidos entre as nossas diferentes marcas e também em outras instituições financeiras”, explicou Gabriel Leal, sócio e diretor comercial da XP Inc.

Com a aquisição, a XP diz que os fundadores da Fliper (Felipe Bonani, Renan Georges e Walter Poladian) seguem com participação na empresa e independência para condução dos negócios.

Publicidade

“Fizemos questão de garantir em contrato a independência da gestão para que os nossos usuários tenham a certeza de que trabalharemos da mesma forma com todas as instituições financeiras, oferecendo transparência e prestando sempre os melhores serviços alinhados aos interesses dos usuários”, afirmou Renan Georges, sócio-fundador da Fliper, sobre a operação.

Segundo o comunicado, a XP Inc. possui atualmente mais de 2 milhões de clientes e R$ 385 bilhões de ativos sob custódia. Ela é a dona das marcas XP Investimentos, Rico, Clear, Spiti, Infomoney e Leadr, entre outras.

Entre os fundos oferecidos pela XP a seus clientes está uma carteira composta por criptoativos como o bitcoin, por meio de um produto da gestora de recursos Hashdex.

O que é Open Banking?

O Open Banking corresponde a um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento — seguro, eficiente e mediante autorização prévia — de informações cadastrais e financeiras de pessoas e empresas.

Publicidade

Em suma, ele parte do princípio que a propriedade dos dados é do consumidor, e não do banco ao qual ele está vinculado. Dessa forma, a expectativa é que seja muito mais fácil para esse consumidor mudar de uma instituição financeira para outra, por exemplo.

Assim como o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que entra em operação em novembro, o Open Banking também estabelece um padrão que terá de ser seguido por todos os integrantes do ecossistema financeiro nacional. Um ambiente que tende a favorecer as fintechs.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

ANBIMA e Ibpad lançam a 7ª edição do Finfluence, estudo que analisa as maiores contas de finanças nas redes sociais