Brasão da CVM fixado no auditório do órgão
(Imagem: Divulgação)

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determinou na tarde de terça-feira (15) que Helbert Pimenta do Nascimento e sua empresa, a HS Capital Serviços de Intermediação Eireli, parem imediatamente de ofertar serviços de administração de carteira de valores mobiliário.

De acordo com a área técnica da autarquia, responsável por regular o mercado de capitais no Brasil, há fortes indícios de que a empresa, com sede em Salvador (BA), e seu proprietário estejam oferecendo o serviço no mercado sem autorização e registro prévio para atuar.

Publicidade

De acordo com o regulador, “o exercício da atividade de administração de carteiras sem a observância dos requisitos legais ou regulamentares autorizam a CVM a determinar a suspensão de tais procedimentos, na forma do art. 23 da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, sem prejuízo das sanções administrativas cabíveis, e caracterizam, ainda e em tese, o crime previsto no art. 27-E da Lei nº 6.385”, diz trecho da deliberação.

Ainda segundo a CVM, se a determinação não for cumprida, tanto Nascimento como a companhia poderão ser multados em R$ 5 mil por dia.

O que é a HS Capital?

A HS Capital Serviços de Intermediação Eireli, segundo o site institucional da empresa, é uma “gestora de recursos independente, dedicada a investimentos, educação financeira, consultoria estratégica, intermediação e soluções estruturadas para diversos tipos de negócios”.

Conforme consulta na Receita Federal, a empresa foi fundada na capital baiana em janeiro de 2019. O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) principal do negócio é o 63.11-9-00, que se refere a “tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet”.

Publicidade

O que disse a empresa?

Contatado, Pimenta do Nascimento informou que vai responder à CVM, mas garantiu que não trabalha com captação de mercado, apesar de ter sócios investidores. “A gente compra partes de negociações de empresas para poder vender e também compramos imóveis para poder obter lucro e fazer repartição com nossos sócios investidores. A gente não oferta investimento no mercado”, disse.

Ele falou ainda que a pandemia do novo coronavírus travou os negócios e hoje a empresa tem um número alto de imóveis que não foram vendidos. “Um dos sócios investidores se sentiu lesado com essa situação e fez uma denúncia à CVM”.

Sobre o CNAE, Pimenta do Nascimento disse que, além do código principal, tem outros dois complementares voltados a “gestão de ativos intangíveis não-financeiros” e “atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

ANBIMA e Ibpad lançam a 7ª edição do Finfluence, estudo que analisa as maiores contas de finanças nas redes sociais