Imagem da matéria: "Criptomoedas também são usadas para financiar o terrorismo", diz secretária do Tesouro dos EUA
Janet Yellen, ministra da economia dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

“As criptomoedas têm sido utilizadas para lavar dinheiro de tráfico de drogas; elas são uma ferramenta para financiar o terrorismo”, segundo a visão de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos. A burocrata discutiu o uso de ferramentas digitais pelo crime organizado numa conferência do Tesouro americano realizada na última quarta-feira (10), de acordo com a BBC.

Na reunião, Yellen afirmou que há um risco de “explosão” dos crimes cibernéticos. O isolamento social provocado pela Covid-19 está impulsionando o cometimento de crimes digitais, na sua visão. Porém, essa não é a primeira vez que a secretária externa uma visão negativa sobre as criptomoedas.

Publicidade

Em janeiro, logo após ser indicada por Joe Biden, ela afirmou ao Senado americano que as “criptomoedas são utilizadas, em sua maioria, para financiar o crime organizado, de acordo com a publicação da Fortune. Além disso, enquanto foi a presidente do FED, entre 2014 a 2017, Yellen costumava criticar a volatilidade no preço do Bitcoin (BTC).

Nem tudo são críticas

Janet Yellen mantém uma linha de pensamento crítica em relação às criptomoedas há vários anos. Contudo, ela concedeu alguns elogios às novas tecnologias digitais na reunião de quarta-feira. “Elas podem ser utilizadas para travar o fluxo de dinheiro sujo do crime organizado e para lutar contra os hackers, além de ajudar a reduzir as diferenças nos Estados Unidos”, a secretária ponderou.

Ela continuou. “As criptomoedas possuem um grande potencial […] Elas podem ser utilizadas para dar acesso a milhões de pessoas ao sistema financeiro”, conforme relata a reportagem da CNBC.

Recentemente, o Congresso americano renovou a sua legislação sobre os crimes financeiros. Isso ocorreu em dezembro de 2020, quando o Senado americano aprovou uma nova lei de combate à lavagem de dinheiro. Para Yellen, a mudança vem num excelente momento. “Nós estamos vivendo em meio a uma explosão de riscos relacionados às fraudes, lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e privacidade de dados”, disse a economista.

VOCÊ PODE GOSTAR
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês