Imagem da matéria: "Criptomoedas também são usadas para financiar o terrorismo", diz secretária do Tesouro dos EUA
Janet Yellen, ministra da economia dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

“As criptomoedas têm sido utilizadas para lavar dinheiro de tráfico de drogas; elas são uma ferramenta para financiar o terrorismo”, segundo a visão de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos. A burocrata discutiu o uso de ferramentas digitais pelo crime organizado numa conferência do Tesouro americano realizada na última quarta-feira (10), de acordo com a BBC.

Na reunião, Yellen afirmou que há um risco de “explosão” dos crimes cibernéticos. O isolamento social provocado pela Covid-19 está impulsionando o cometimento de crimes digitais, na sua visão. Porém, essa não é a primeira vez que a secretária externa uma visão negativa sobre as criptomoedas.

Publicidade

Em janeiro, logo após ser indicada por Joe Biden, ela afirmou ao Senado americano que as “criptomoedas são utilizadas, em sua maioria, para financiar o crime organizado, de acordo com a publicação da Fortune. Além disso, enquanto foi a presidente do FED, entre 2014 a 2017, Yellen costumava criticar a volatilidade no preço do Bitcoin (BTC).

Nem tudo são críticas

Janet Yellen mantém uma linha de pensamento crítica em relação às criptomoedas há vários anos. Contudo, ela concedeu alguns elogios às novas tecnologias digitais na reunião de quarta-feira. “Elas podem ser utilizadas para travar o fluxo de dinheiro sujo do crime organizado e para lutar contra os hackers, além de ajudar a reduzir as diferenças nos Estados Unidos”, a secretária ponderou.

Ela continuou. “As criptomoedas possuem um grande potencial […] Elas podem ser utilizadas para dar acesso a milhões de pessoas ao sistema financeiro”, conforme relata a reportagem da CNBC.

Recentemente, o Congresso americano renovou a sua legislação sobre os crimes financeiros. Isso ocorreu em dezembro de 2020, quando o Senado americano aprovou uma nova lei de combate à lavagem de dinheiro. Para Yellen, a mudança vem num excelente momento. “Nós estamos vivendo em meio a uma explosão de riscos relacionados às fraudes, lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e privacidade de dados”, disse a economista.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Messari Ryan Selkis

CEO da Messari renuncia após apoio extremista a Trump gerar reações negativas

Ryan Selkis disse a um usuário não americano do Crypto Twitter que ele deveria ser deportado do país por suas “visões esquerdistas”
Imagem da matéria: Homem tatua endereço de memecoin, mas deixa passar erro de digitação

Homem tatua endereço de memecoin, mas deixa passar erro de digitação

Um investidor da memecoin Gigachad decidiu tatuar o endereço do contrato, mas rapidamente percebeu que cometeu um erro
Imagem da matéria: Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Procurando o combo diário do Musk Empire para quinta-feira, 25 de julho? Aqui estão as últimas escolhas da bolsa de valores para o crescente jogo de criptomoeda no Telegram
Imagem da matéria: WazirX, uma das maiores exchanges da Índia, perde R$ 1,2 bilhão em ataque hacker

WazirX, uma das maiores exchanges da Índia, perde R$ 1,2 bilhão em ataque hacker

A exchange cripto indiana WazirX suspendeu os saques de criptomoedas depois da invasão