“As criptomoedas na verdade não são úteis como reserva de valor”, disse na segunda-feira (22) o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell. Ele participou junto com a cúpula do BIS (Bank of International Settlements) de um debate virtual intitulado ‘Como os bancos centrais podem inovar na era digital’, transmitido ao vivo pela CNBC.
No decorrer do evento, Powell comentou sobre os ativos virtuais e a nova modalidade de stablecoin que está sendo estudada globalmente por várias entidades financeiras, a Moeda Digital do Banco Central (CBDC). Acerca das criptomoedas, como bitcoin, por exemplo, o presidente do Fed citou a alta oscilação de preço e a falta de lastro como características negativas do sistema.
“As criptomoedas são altamente voláteis e, portanto, não são na verdade uma reservas de valor útil, pois não são apoiadas por nada. “É mais um ativo especulativo de que são mais substitutas do ouro do que o dólar”, comentou.
A fala de Powell ocorre num momento em que nos últimos sete meses o mercado de criptomoedas ascendeu ainda mais com uma enxurrada de adoção ao bitcoin por grandes empresas do setor financeiro, escreveu a CNBC, em reportagem sobre o debate. Dentre as gigantes que abraçaram as criptomoedas, podemos citar a Tesla, de Elon Musk, e a MicroStrategy, de Michael Saylor.
Fed e CBDC
Nos últimos anos, o Fed tem trabalhado em seu próprio sistema de pagamentos para facilitar a transferência mais rápida de dinheiro, com a divulgação do produto final provavelmente ocorrendo nos próximos dois anos, disse à agência. Junto com isso, acrescentou, Fed também começou a investigar se uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) seria ou não viável para o governo.
Sobre o tema, Powell ressaltou o cuidado que a instituição está tomando antes de fazer qualquer coisa.
“Para avançar nisso, precisaríamos da adesão do Congresso, do governo, de consulta pública, e ainda não começamos realmente o trabalho desse. Portanto, você pode esperar que atuemos com muito cuidado e transparência no que diz respeito ao desenvolvimento de uma moeda digital para o banco central”, disse o presidente.
Em declaração recente em uma conferência sobre meios de pagamentos em Basel, na Suíça, Powell disse que uma CBDC americana não eliminaria a necessidade de dinheiro físico, ou seja, um dólar digital teria que coexistir com notas e moedas.
Para tratar do tema, Powell também citou que a COVID-19 levou os governos a pensar mais profundamente sobre como o dinheiro funciona agora. Conforme descreveu, a pandemia de coronavírus “trouxe um foco ainda mais nítido à necessidade de abordar as limitações de nossos acordos atuais para pagamentos internacionais”.