Imagem da matéria: "Criptomoeda do Facebook deve ser banida", defende deputado da Rússia
(Foto: Benjamin Jakabek/Flickr)

Após o recente anúncio da criação da Libra, criptomoeda que está sendo desenvolvida por subsidiárias do Facebook, um membro do parlamento da Rússia ligado ao governo disse que o país não deve legalizar o criptoativo, pelo menos no curto prazo. As afirmações são da agência estatal russa de notícias TASS.

Segundo a reportagem, em uma entrevista a uma rádio na terça-feira (18), Anatoly Aksakov, presidente do Comitê da Duma (parlamento russo) para o Mercado Financeiro, disse que “a Rússia não vai legalizar o uso da criptomoeda Libra que o Facebook planeja lançar em 2020”.

Publicidade

Aksakov disse que não é só a Rússia que é contra a Libra e que muitos países com rígidos controles de capital, como a Índia, estão se movendo na direção de restringir a nova criptomoeda.

Para reforçar a previsão, Aksakov citou que o uso de criptoativos criados em plataformas descentralizadas podem representar uma ameaça ao sistema financeiro do país, enfatizando que a Rússia não possui uma legislação para o novo mercado.

“Com relação ao uso da criptomoeda do Facebook como um meio de pagamento na Rússia neste momento, minha opinião é que em nosso país ela será banida”.

França x Facebook

O Facebook terá pela frente uma dura missão para regulamentar a Libra primeiramente nos EUA e na Europa. Para isso, suas subsidiárias ‘Libra Foundation’ e ‘Calibra’, bem como a própria instituição, precisam de todo apoio possível. É um projeto ambicioso e visa mais de 2 bilhões de usuários.

Publicidade

No entanto, com gigantes como Mastercard, Visa, Andreessen Horowitz e Uber como membros-fundadores, o caminho para um lançamento pode não ser tão duro, dado a grande influência dessas empresas no mercado financeiro global.

Bruno Le Maire, ministro da Economia da França e simpatizante do criptomercado, disse que apesar do país dar apoio à implantação da Libra, a criptomoeda não pode ser deixada para se tornar uma moeda soberana, segundo a CCN. “Não pode e não deve acontecer”, disse Le Maire.

Criptomoeda Libra

O Facebook anunciou a criação da criptomoeda Libra no dia 18 de junho, juntamente com uma associação, a Libra Association.

A entidade vai supervisionar o novo produto da rede social que será aberto a outras empresas, como já anunciadas, por exemplo, a Visa e Mastercard, ou fundos de investimentos bilionários, como Andreessen Horowitz.

Publicidade

De acordo com o white paper da Libra, tanto a blockchain como uma carteira para a nova criptomoeda serão lançados em 2020. A subsidiária ‘Calibra’ será a responsável.

Conforme publicação, a rede blockchain terá pelo menos 100 nodes, sendo que 28 já estão fechados com o projeto.

De acordo com a empresa, a carteira digital para a Libra estará disponível no Messenger, WhatsApp e em um aplicativo independente para realização de pagamentos e transferências globais via blockchain.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Crypto.com desbanca Coinbase em volume de negociação de criptomoedas nos EUA

Crypto.com desbanca Coinbase em volume de negociação de criptomoedas nos EUA

Crypto.com superou a Coinbase em setembro, alcançando um volume de negociação acima de US$ 134 milhões
Imagem da matéria: "Se os EUA quiserem nos matar, só precisam apertar um botão”, admite CEO da Tether

“Se os EUA quiserem nos matar, só precisam apertar um botão”, admite CEO da Tether

Grande parte das reservas do USDT, que garantem a paridade com o dólar, está aplicada em títulos do Tesouro dos EUA
Imagem da matéria: Memecoin em homenagem a esquilo explode após governo tomar o animal por questões sanitárias

Memecoin em homenagem a esquilo explode após governo tomar o animal por questões sanitárias

Elon Musk publicou vários tweets no domingo, condenando as ações do DEC e desencadeando um frenesi de compra maciça da memecoin PNUT
Imagem da matéria: Hackers invadem Instagram da ex-BBB Fernanda Bande para promover golpe com criptomoedas

Hackers invadem Instagram da ex-BBB Fernanda Bande para promover golpe com criptomoedas

Hackers lançaram uma falsa plataforma que prometia altos retornos em criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, em poucas horas