Imagem da matéria: Criptomoeda aplica "drible" no congelamento de fundos da falida Alameda
Shutterstock

Quando as empresas de Sam Bankman-Fried entraram em colapso no final do ano passado, diversos projetos de criptomoedas que usavam a corretora FTX ou tinham participação na Alameda Research – o braço formador de mercado da corretora -, perderam o acesso aos fundos que estavam depositado por lá, da mesma forma que o investidor “pessoa física” comum.

Um desses projetos afetados foi a Stargate Finance (STG), que tinha 10% de toda a sua oferta de tokens — 100 milhões de STG — sob o controle da agora falida Alameda. Em março de 2022, a Alameda havia comprado essa reserva de moedas durante uma oferta pública e feito um compromisso de “travar” todo esse balanço, sem realizar vendas por no mínimo três anos.

Publicidade

Com a inesperada ruína da empresa, a comunidade da Stargate começou a se preocupar que esse acordo não fosse mantido. O medo era que os tokens, sob controle da Alameda ou nas mãos de algum outro agente, pudessem ser despejados no mercado, ocasionando uma possível desvalorização da criptomoeda.

A situação se agravou ainda mais quando foi descoberto que a Alameda não tinha mais controle total sobre suas carteiras de criptomoedas e que fundos estavam sendo movidos na blockchain de forma misteriosa.  

Para resolver esse problema, os desenvolvedores por trás da Stargate Finance encontraram uma forma de “recuperar” o dinheiro perdido.

Plano de recuperação

O plano da Stargate foi fazer uma nova emissão da criptomoeda, substituindo os tokens antigos dos investidores pela mesma quantia equivalente da nova versão do STG. Dessa forma, o projeto será capaz de tirar o valor daquela porção de tokens antigos sob controle da Alameda e proteger os interesses dos restantes dos holders.

“Reconhecemos que pode haver discussões em andamento em torno dos 100 milhões de tokens como parte do processo de falência da Alameda. Como tal, propomos que a Stargate Foundation reserve esses tokens em uma carteira separada, onde permanecerão intocados até que haja clareza ou ordem judicial”, diz um trecho da explicação fornecida pela equipe da Stargate.

Publicidade

Uma votação foi feita para consultar a opinião dos detentores sobre a atualização do token STG. Com 90% da comunidade concordando com a mudança, a atualização foi aprovada e está marcada para acontecer na próxima quarta-feira, 15 de março.

A atualização dos tokens STG

Os desenvolvedores da Stargate Finance fizeram uma publicação oficial com mais detalhes sobre a atualização e quais ações os investidores expostos ao token precisam tomar. 

Holders que armazenam STG numa carteira pessoal não precisam fazer nada, uma vez que a nova versão do token STG será depositada na mesma carteira na proporção de 1:1 com base em um snapshot – registro da blockchain que mostra quantos tokens há em cada carteira – marcado para 15 de março.

Já os investidores que armazenam STG em uma exchange centralizada devem se informar se a plataforma dará suporte para a atualização. 

Publicidade

O MB (Mercado Bitcoin), por exemplo, já anunciou que vai proporcionar suporte à mudança do protocolo fazendo a troca automática dos tokens dos clientes para a nova versão, que passa a valer a partir da próxima semana.

Em preparação para a atualização, o mercado de STG ficará congelado por 24 horas no MB, entre os dias 15 e 16 de março.

Caso a plataforma que o usuário negocia STG não ofereça suporte para a nova versão do token, a recomendação dos desenvolvedores é transferir o STG para custódia pessoal ou para outra corretora preparada para a atualização.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
logo da solana em celular

São Paulo recebe Solana Build Station no Ibrawork

O ponto alto da última edição das Build Stations no Brasil será o prêmio concedido especialmente durante o Pitch Day, no dia 6 de abril
Imagem da matéria: Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global

Grupo de bancos centrais lança projeto de tokenização para aprimorar sistema financeiro global

Projeto quer aproveitar contratos inteligentes e tokenização para acelerar os serviços que os bancos centrais oferecem às instituições financeiras globais
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple , posa para foto

Mercado de criptomoedas vai valer US$ 5 trilhões até final do ano, prevê CEO da Ripple

Brad Garlinghouse justifica seu otimismo pelo halving do Bitcoin e um possível impulso regulatório positivo do mercado cripto nos EUA