Imagem da matéria: Criador do framework ‘Ruby on Rails' se arrepende de ter sido contra o bitcoin: “Eu estava errado”
(Foto: Shutterstock)

“Eu estava errado, precisamos de criptomoedas”. A frase é do programador dinamarquês David Heinemeier Hansson, em carta aberta publicada nesta segunda-feira (21). Hansson, que criou o framework ‘Ruby on Rails’, uma ferramenta usada por desenvolvedores de softwares, se mantinha cético quanto ao bitcoin até agora.

Hansson, que já foi citado pelo The New York Times como “proeminente desenvolvedor de softwares” e que também recebeu destaques em publicações como a Forbes, disse que se redimiu de sua visão incrédula ao bitcoin diante do que ele chamou de “resposta mais chocante e autoritária do governo canadense”.

Publicidade

Ele se refere aos apoiadores de manifestantes antipassaporte de vacina que recorreram ao bitcoin para financiar seus protestos contra objeções a atos do governo do Canadá.  Na última quinta-feira (17), a Justiça do país mandou congelar milhões em fundos de manifestantes de comboio.

“Minha maior oposição (ao bitcoin) foi na verdade alimentada pela falta de imaginação”, disse Hansson, descrevendo que o que imperava em sua visão era o alto consumo de eletricidade para produzir criptomoedas, as shitcoins e os esquemas de ‘pump and dump’ no mercado cripto.

No entanto, ele explicou que imaginava uma moeda digital livre de bancos, mas apenas em funcionamento em países com economias falidas, como Venezuela, ou em algum estado autoritário como China e Irã.

“Ainda não consigo acreditar que este é o protesto que provaria que todo entusiasta do Bitcoin é um profeta e que me faria ‘calçar as sandálias da humildade’ e admitir que estava errado sobre a necessidade fundamental da criptomoeda nas democracias ocidentais”, desabafou Hansson, que compartilhou o mesmo pensamento no Twitter.

Publicidade

“Todos nós recebemos este aviso de Trudeau”

Sobre o fato histórico ocorrido no país vizinho aos Estados Unidos, o programador considerou impensável. Isso porque ele mesmo afirmou ter torcido por quatro anos para o governo Trump ter tomado tal atitude. “Mas de uma maneira estranha, estou feliz que todos nós recebemos este aviso de Trudeau (primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau) no Canadá e não de Trump nos Estados Unidos.”

Ele concluiu:

“Onde quer que isso nos leve daqui por diante, para mim está claro minha precipitação em descartar completamente as criptomoedas, com base nas coisas erradas que ocorrem no setor, em vez de apreciar a liberdade fundamental para transacionar, atualmente é nossa melhor chance de se proteger”.

Hansson está há 20 anos atuando como diretor de tecnologia da Basecamp (37signals).

VOCÊ PODE GOSTAR
Pilha com varias moedas de Ethereum

MB lança campanha comemorativa de 11 anos com ‘cakeback’ e oferece chance de ganhar dois ETH

Os incentivos serão válidos para clientes antigos e novos entrantes da plataforma; campanha seguirá ativa por todo o mês de junho de 2024
Imagem da matéria: Saídas líquidas de ETFs de Bitcoin atingem US$ 200 milhões antes da reunião do FOMC

Saídas líquidas de ETFs de Bitcoin atingem US$ 200 milhões antes da reunião do FOMC

Os participantes do mercado esperam que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros inalterada, mas os investidores ainda parecem cautelosos
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin faz última chamada para jogadores resgatarem seus tokens NOT

Prazo para sacar ou colocar tokens NOT em staking termina neste domingo (16) à medida que o hype dos jogos cripto do Telegram aumenta
notas de dinheiro envoltas a moedas de bitcoin, com num cofre

Quantos bilionários do Bitcoin existem? Veja lista

Muitos dos primeiros a adotar o Bitcoin são agora bilionários, entre as pessoas mais ricas do mundo; mas a fortuna de Satoshi Nakamoto pode ofuscar todos eles