Criador do Ethereum, Vitalik Buterin propõe grandes mudanças na rede

Vitalik Buterin explorou diversas melhorias potenciais que poderiam tornar a rede Ethereum mais rápida e barata
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

(Imagem: Reprodução/X/@dAAAb)

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, não ficou satisfeito com a primeira revisão do mecanismo de consenso da rede, apesar de muitos anos de ajustes técnicos e debates.  

Em uma publicação de blog na segunda-feira (14), Buterin ponderou várias melhorias potenciais para o modelo Proof-of-Stake (prova de participação) da Ethereum. Entre elas, está criar maneiras de reduzir as barreiras financeiras para stakers solo e melhorar a quantidade de tempo que leva para finalizar os blocos.

Publicidade

Há dois anos, a atualização “The Merge” mudou fundamentalmente como as transações do Ethereum são validadas. Em vez de depender de uma rede de computadores famintos por energia para manter a rede segura, o Ethereum fez a transição para um sistema onde os ativos são dedicados à rede por validadores.

Os validadores ganham recompensas ao montar blocos de transações e atestar a precisão de outras. Para participar desse processo, os validadores bloqueiam 32 ETH (cerca de US$ 84 mil), efetivamente como ‘skin in the game’. No entanto, Buterin acredita que esse limite pode ser reduzido significativamente para 1 ETH (US$ 2.600).

“Pesquisa após pesquisa mostram repetidamente que o principal fator que impede mais pessoas de fazer staking solo é o mínimo de 32 ETH”, escreveu Buterin. “Reduzir o mínimo para 1 ETH resolveria esse problema, a ponto de outras preocupações se tornarem o fator dominante que limita o staking solo.”

O ritmo em que novos validadores estão protegendo a rede Ethereum diminuiu recentemente. Desde que ultrapassou 1 milhão de validadores ativos em abril, cerca de 73.000 validadores se juntaram, de acordo com beaconchai.in. No mês passado, esse número totalizou pouco menos de 3.000.

Publicidade

Reduzir o requisito de staking do Ethereum para validadores também poderia resolver algumas das preocupações de centralização da rede. Atualmente, a Lido Finance, principal plataforma descentralizada para staking líquido de ETH, responde por 28% de todo o Ethereum em stake, de acordo com um painel da Dune.

Finalidade da transação na visão de Vitalik Buterin

A segunda parte das melhorias propostas por Vitalik Buterin se concentrou amplamente na finalidade da transação. O termo se refere a uma transação Ethereum que está incluída em um bloco que não pode ser alterado.

A partir de agora, leva cerca de 15 minutos para uma transação Ethereum ser finalizada, escreveu Buterin. Isso ocorre porque o progresso do Ethereum é medido em ‘épocas’, que ocorrem a cada 6,4 minutos. Cada época é composta de 32 slots, normalmente produzindo um novo bloco a cada 12 segundos.

Conforme explicado pelo CTO e cofundador da Blocknative, Chris Meisl, depois que duas épocas passam, torna-se inviável — de uma perspectiva de custo — que um bloco Ethereum seja revertido por um invasor. Nesse ponto, “você pode considerá-lo extremamente seguro”, escreveu Meisl em um post de blog no ano passado.

Publicidade

Buterin escreveu que a “finalidade de slot único” reduziria os tempos de finalização para cada 12 segundos. Em combinação com requisitos de staking mais baixos, isso traria “as propriedades do Ethereum em linha com aquelas das redes [de primeira camada] focadas em desempenho (mais centralizadas)”.

No entanto, Buterin reconheceu que há diversas abordagens para fazer a finalidade de slot único funcionar, variando de uma opção de força bruta envolvendo criptografia avançada a um sistema de duas camadas para stakers.

Os comentários de Vitalik Buterin surgem em meio ao crescente debate em torno das redes de segunda camada (L2). Embora a atualização Dencun da Ethereum tenha introduzido uma nova maneira de oferecer aos usuários custos de transação mais baixos em março, ela também contribuiu para um período inflacionário no fornecimento circulante da Ethereum.

Enquanto isso, os principais desenvolvedores do Ethereum estão se preparando para a próxima grande atualização da rede, a Pectra. Ajustando a maneira como os stakers do Ethereum ganham recompensas também, a primeira parte da atualização deve ser lançada em algum momento no início do ano que vem.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.