Imagem da matéria: Criador da FTX vai voltar para a prisão após juiz revogar fiança
O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, fora do tribunal federal de Manhattan. (Foto: Decrypt/André Beginski)

Sam Bankman-Fried, o criador da falida corretora de criptomoedas FTX, voltou a ser preso nesta sexta-feira (11) após uma audiência de fiança em Nova York perante o juiz Lewis Kaplan.

O juiz afirmou em tribunal que não acreditava que uma ordem de restrição — para impedir Bankman-Fried de falar com a mídia — seria suficiente. De acordo com tweets da sala de audiência enviados por Matthew Russell Lee, também conhecido como Inner City Press, Kaplan afirmou que é provável que Bankman-Fried seja detido no Metropolitan Detention Center, em Brooklyn.

Publicidade

Ele observou que é possível que o fundador e ex-CEO da FTX possa ter acesso a um laptop durante sua detenção.

No mês passado, os procuradores federais moveram-se para revogar a fiança de Bankman-Fried após ele ser acusado de obstrução de testemunhas.

As acusações estão relacionadas às interações de Bankman-Fried com um repórter do The New York Times, que publicou um artigo sobre a ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, que em dezembro se declarou culpada por fraude relacionada ao colapso da FTX.

Leia também: Por dentro dos diários de Caroline Ellison, a ex-executiva que virou peça-chave no julgamento do criador da FTX

Publicidade

Na matéria do jornal, Ellison disse que “gerenciar a Alameda não parece algo em que eu tenha uma vantagem comparativa ou que seja adequada para fazer.”

“Ultrapassou os limites”

A procuradora federal Danielle Sassoon alegou em 26 de julho que Bankman-Fried havia “ultrapassado os limites” ao vazar documentos para o jornal.

A FTX era uma empresa sediada nas Bahamas que permitia aos usuários comprar, vender e apostar no preço futuro das criptomoedas. Ela também era uma das maiores marcas no setor.

No entanto, ela faliu repentinamente em novembro do ano passado e desde então as autoridades federais acusaram o ex-chefe e cofundador Bankman-Fried de 13 acusações, incluindo conspiração para cometer lavagem de dinheiro e fraude eletrônica contra os clientes.

O julgamento de Bankman-Fried está previsto para começar em outubro.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
cofundador da corretora BitMEX, Arthur Hayes posa para foto

Bitcoin está pronto para um “rali perfeito” graças ao Fed, diz Arthur Hayes

Tudo está no lugar para que o Bitcoin dispare rumo a novas máximas este ano, afirmou o empresário Arthur Hayes
Evento criptomoedas Token2049 Dubai

BlackRock ressalta “força total” dos ETFs e Goldman Sachs aponta futuro promissor para setor de criptomoedas

Durante a conferência, em Dubai, os executivos das gigantes das finanças destacaram o papel dos ETFs e a importância da regulamentação para impulsionar a indústria cripto
moedas empilhadas em sequência criam um gráfico de mercado financeiro

Fundos de criptomoedas registram entradas de US$ 3,4 bilhões, a maior em cinco meses

EUA, Suíça e Alemanha EUA lideraram o movimento, enquanto Brasil e Canadá registraram saídas
G7

G7 discutirá como frear os ataques da Coreia do Norte no setor de criptomoedas

Investigações apontam que fundos de criptomoedas roubados têm sido usados para apoiar o desenvolvimento de armas de destruição em massa