Imagem da matéria: Dia dos Pais: cinco opções de criptomoedas para presentear | Opinião
Shutterstock

Certamente, o Dia dos Pais é uma oportunidade maravilhosa para homenagear aquele  que amamos de maneira única e significativa. Optar por presentear com  criptomoedas no domingo (13) é uma ideia original e intrigante, demonstrando cuidado e visão para o  futuro.  

Este presente não apenas mostra originalidade, mas também introduz seu pai ao  mundo das criptomoedas e, potencialmente, a um investimento com perspectivas  interessantes para o futuro.  

Publicidade

Aqui estão cinco opções interessantes para presentear o seu pai: 

Chainlink (LINK)

A Chainlink (LINK) é uma criptomoeda e um projeto  blockchain que tem como objetivo fornecer uma solução para a conectividade entre  contratos inteligentes (smart contracts) e fontes de dados do mundo real. Lançada  em 2017, a Chainlink se propõe a resolver um dos desafios mais significativos nos  contratos inteligentes: a obtenção de informações externas confiáveis e seguras.  

A cripto tem ganhado popularidade no ecossistema blockchain, colaborando com  diversos projetos em setores como DeFi, seguros e cadeias de suprimentos.  Recentemente, realizou o lançamento da CCIP (Cross Chain Interoperability  Protocol), tecnologia revolucionária de comunicação entre diversas blockchains, que  possibilitará não apenas a transferência de tokens entre diferentes redes, mas  também viabilizará a criação simultânea de contratos inteligentes em múltiplas  blockchains.  

Em julho, a LINK apresentou um aumento de 20% em seu valor, e segue em alta.  Com o lançamento da CCIP, ela se tornou uma cripto com grande potencial e vem  chamado a atenção de investidores. 

Uniswap (UNI)

Uniswap é um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi)  construído na blockchain Ethereum, que permite a troca direta de criptomoedas sem  a necessidade de intermediários tradicionais, como corretoras.  

Publicidade

Lançado em setembro de 2020, o Uniswap é um dos pioneiros no espaço DeFi e  introduziu o conceito de “automated market maker” (AMM), que facilita a liquidez  para tokens digitais por meio de pools de ativos. O token UNI é a criptomoeda nativa  do ecossistema Uniswap.  

O UNI se tornou um dos tokens mais valiosos do mercado, com uma capitalização  significativa. Em julho, apresentou alta de 21%, causada após o lançamento de um  novo protocolo, o UniswapX, que tem como objetivo aumentar a proteção aos  usuários e reduzir os custos. Além disso, a Uniswap foi integrada à Base, a nova  camada 2 do Ethereum desenvolvida pela Coinbase.  

Fan Tokens de times de futebol

Se o seu paizão ama futebol e tem um clube  do coração, um fan token pode ser uma opção bacana. Diferente dos outros ativos  listados aqui, os fan tokens são focados em gerar engajamento e não devem ser  vistos como um investimento ou ativo de especulação.  

Fan tokens são ativos digitais emitidos por clubes de futebol usando a tecnologia  blockchain, destinados a envolver os fãs e oferecer vantagens, como votação em  decisões não esportivas e recompensas exclusivas. Embora permitam uma  participação simbólica e interação direta com os torcedores, eles geralmente não  conferem influência significativa nas decisões esportivas ou financeiras do time.  

Publicidade

Alguns grandes clubes do Brasil já possuem seus tokens, como o Flamengo,  Corinthians, São Paulo, Grêmio e Santos, sendo este último disponível na NovaDAX,  uma das maiores exchanges relacionada a criptoativos do país.  

Bitcoin (BTC)

Certamente, mencionar o Bitcoin já é dado como certo em listas  de indicações, mas recomendá-lo é uma obrigação. A moeda estabeleceu-se como  pioneira no mercado, mantendo-se como a mais valiosa até os dias atuais.  

Ela também tem demonstrado potencial como reserva de valor e proteção contra  inflação, atraindo os que buscam diversificar suas carteiras. Além disso, a cripto se  torna atrativa para investidores iniciantes, pois seus atributos fazem dela a mais  segura e estável no cenário do mercado.  

O BTC apresenta alta acumulada de 80% em 2023 e, apesar da lateralização dos  últimos 20 dias, pode apresentar alta em médio-longo prazo devido aos pedidos  recentes para a criação dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETF) da moeda.  

Além disso, em abril de 2024, acontecerá o halving do Bitcoin, evento que  historicamente elevou o valor da cripto e que é considerado um dos mais importantes  do mercado.  

Publicidade

Ethereum (ETH)

Outra presença constante em lista de indicações, o ETH é o  segundo maior criptoativo do mercado, sendo uma altcoin integrante da rede  Ethereum, plataforma blockchain que permite a execução de contratos inteligentes e  aplicativos descentralizados, abrindo portas para uma variedade de casos de uso  inovadores, que vão desde finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis  (NFTs), até jogos e governança.  

Investir no Ethereum oferece a oportunidade de participar de um ecossistema em  constante evolução e se beneficiar do potencial de crescimento e adoção contínuas  de suas tecnologias. Com a atualização para o Ethereum 2.0, melhorou-se a  escalabilidade e a eficiência da rede, aumentando a atratividade do Ethereum como  um ativo de investimento a longo prazo.  

Além disso, diversas gestoras estadunidenses entraram com pedidos a SEC (CVM dos  Estados Unidos) para abertura ETFs de Ether. Também vale destacar que a  criptomoeda apresentou uma redução em sua oferta após o The merge, que ocorreu  em setembro de 2022. Com o possível aumento da demanda e a menor oferta, as  chances de valorização sõ consideráveis.  

Lembre-se de que, assim como qualquer investimento, as criptomoedas têm riscos  associados e é importante que seu pai esteja ciente disso. Considerar os interesses  e objetivos dele ao escolher a moeda é fundamental. Também é igualmente  importante escolher a plataforma adequada para realizar as transações com  criptoativos.  

Encontrar uma empresa confiável, com uma base sólida de clientes e uma reputação  positiva no setor, como a NovaDAX, é essencial.

Já definiu qual criptomoeda vai presentear seu pai? Espero que a minha lista tenha  sido útil em proporcionar um ponto de partida sólido para orientar os investimentos  dele no mundo das criptomoedas.  

Publicidade

Sobre o autor

César Félix é gerente de Customer Experience da NovaDAX, uma das maiores exchanges brasileiras, que oferece serviços relacionados a criptoativos para mais de 1,1 milhão de clientes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Embora a Coinbase tenha informado nesta manhã que o problema estava resolvido, sua página de status ainda indica que o app móvel e site estão com “desempenho prejudicado”
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”