Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?

Sam Bankman-Fried deve passar décadas na cadeia, mesmo que tenha sentença reduzida por bom comportamento
Imagem da matéria: Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?

Foto: Shutterstock

Na manhã desta quinta-feira (28), um juiz federal de Manhattan condenou Sam Bankman-Fried a 25 anos de prisão por seu envolvimento criminoso em fraude e conspiração na FTX.

Mas por quantos anos o fundador da exchange de criptomoedas realmente servirá em uma prisão federal?

Publicidade

A resposta é bastante fácil de determinar, dados os rígidos códigos e cálculos utilizados pelo Departamento Federal de Prisões para avaliar prisioneiros, incentivá-los e gerir as suas sentenças.

Como Bankman-Fried recebeu uma sentença de mais de um ano, ele provavelmente receberá uma redução automática de 15% da pena, disse Christopher Zoukis, consultor penitenciário federal, ao Decrypt. Partes dessa redução de 3,75 anos podem então ser adicionadas de volta à prisão do fundador da FTX se ele tiver algum problema sério enquanto estiver encarcerado.

Além dessa redução de 15%, no entanto, é quase certo que Bankman-Fried passará a maior parte dos restantes 85% da sua sentença – 21,25 anos – sob custódia federal, segundo Zoukis.

Existem apenas algumas exceções e programas de crédito que poderiam encurtar o período do ex-bilionário numa prisão federal. E mesmo na melhor das hipóteses, essas ajudas poderiam reduzir apenas um ou dois anos – não mais.

Outros sistemas penitenciários americanos, como o da Califórnia, por exemplo, podem eliminar grandes parcelas do tempo de prisão ordenado aos criminosos – metade de uma sentença ou mais – com base no bom comportamento e outros fatores.

Publicidade

“O sistema penitenciário federal não faz isso”, explica Zoukis.

Se Bankman-Fried cumprir a Lei do Primeiro Passo, uma lei relativamente nova que incentiva ainda mais o bom comportamento na prisão, ele poderá ganhar até um ano de redução adicional da pena. Se ele demonstrar um transtorno de abuso de substâncias e tratá-lo através de um programa de prisão residencial, ele poderá reduzir mais um ano.

Mas é basicamente isso. Mesmo na melhor das hipóteses; mesmo que Bankman-Fried consiga provar que é totalmente viciado em estimulantes e procure tratamento; mesmo que lhe tenham sido concedidas todas as reduções de pena disponíveis nos termos da lei federal; mesmo que tenha agido impecavelmente na prisão durante anos, ensinando toda uma geração de presidiários sobre o maravilhoso mundo dos investimentos em criptomoedas, ele ainda ficará preso por mais de 19 anos em uma prisão federal.

E com toda a probabilidade, o período que ele vai passar na penitenciária, que vai chamar de lar pelo menos até completar 51 anos, será bastante difícil.

*Traduzido com autorização do Decrypt.