Imagem da matéria: Criador da FTX é "destruído" nas redes sociais após entrevista ao vivo
SBF durante entrevista ao NYT (Foto: Reprodução/The New York Times)

A comunidade de criptomoedas não foi convidada para o evento, mas não deixou de expor no Twitter suas opiniões sobre a entrevista ao vivo feita na noite de quarta-feira (30) pelo infame criador da falida corretora FTX, Sam Bankman-Fried, com o jornalista Andrew Ross Sorkin, como parte de uma conferência do jornal americano New York Times.

Dealbook Summit é um evento anual organizado pelo Times. e o moderador da sessão, Andrew Ross Sorkin, é um jornalista premiado, âncora da CNBC e autor de “Too Big to Fail”, a história do colapso do Lehman Brothers e da crise financeira de 2008. Sorkin também é o co-criador da série Showtime Billions e o fundador da Dealbook.

Publicidade

Sorkin perguntou a Bankman-Fried se os advogados do empresário sugeriram que falar na conferência era uma boa ideia. “Não”, respondeu Bankman-Fried. “Eles não queriam”, acrescentando que ele sentiu que tinha o dever de falar.

Mesmo antes da entrevista, o fato de Bankman-Fried ter sido convidado a participar na conferência suscitou controvérsia.

“SBF deveria estar sentado em uma prisão agora, mas em vez disso ele está dando uma entrevista no New York Times Dealbook Summit”, twittou Carl Menger.

Outros usaram a participação da SBF como um gancho para zombar da programação geral da conferência, sugerindo que era uma coleção de personagens desagradáveis—incluindo Jeffrey Epstein, Osama Bin Laden, Voldemort e o vilão Thanos, da Marvel.

À medida que a entrevista foi se desenrolando, com Bankman-Fried falando por videoconferência desde as Bahamas, onde reside, as críticas começaram a ganhar peso no Twitter.

Publicidade

Durante a entrevista, Bankman-Fried reiterou a sua alegação de que a FTX US possui todos os fundos necessários e poderia recomeçar os saques dos clientes imediatamente. Alguns foram compreensivelmente céticos em relação à alegação.

“Está um silêncio cortante e tenso na sala, mas SBF claramente não consegue perceber isso através do link do Zoom, então ele está apenas conversando com @andrewrsorkin como se fosse qualquer outra chamada do Zoom”, twittou Nilay Patel, editor-chefe da The Verge.

“#SBF supostamente uma das pessoas mais brilhantes do mundo”, escreveu Tony Battista, co-apresentador do TastyTrade e apresentador do Podcast Options Trades Today. “Sua defesa? Não entendi o risco.”

“Cometi muitos erros, nunca tentei cometer fraudes”, disse Bankman-Fried à audiência virtual. “Não fui suficientemente cauteloso do ponto de vista dos riscos. Eu estava esperando um movimento de 30% de queda; então o que aconteceu foi um movimento de 95% de queda”, disse ele.

Publicidade

“Lembro-me de quando Bernie Madoff foi apanhado e fez aquela entrevista com a Conferência do New York Times enquanto estava relaxando na praia”, twittou Kieran Flanagan, da HubSpot. “Oh, espere, é claro que isso não aconteceu.”

Mesmo aqueles que tentaram defender Bankman-Fried receberam resistência.

“Me chame de louco, mas acho que o SBF está dizendo a verdade”, twittou Bill Ackman, gerente de fundos de hedge e CEO da Pershing Square.

“Bill, você está sendo coagido por alguém?”respondeu Adam Singer, vice-presidente de marketing da AdQuick.

O constrangimento do formato da entrevista não foi esquecido pelos telespectadores, que condenaram o fato de o público ter explodido em aplausos quando a entrevista terminou.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

O Bitcoin subiu mais de 9% e ultrapassou o valor de mercado da prata pela segunda vez no ano
moeda de bitcoin desfocada

Verde, uma das maiores gestoras do Brasil, começa a investir em Bitcoin

A Verde disse que construiu uma pequena posição em Bitcoin, sem especificar quanto, além de elevar sua aposta contra o yuan chinês
Imagem da matéria: As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Após introduzir criptomoedas na Overstock em 2014, o diretor Jonathan Johnson afirmou ser “loucura” que varejistas não aceitem Bitcoin como forma de pagamento
Imagem da matéria: Empresas precisam aproveitar euforia cripto com Trump, diz Andreessen Horowitz

Empresas precisam aproveitar euforia cripto com Trump, diz Andreessen Horowitz

Agora é o momento para os projetos que se abstiveram de usar tokens devido a preocupações regulatórias, disse a empresa de capital de risco a16z no domingo