Imagem da matéria: Criador da FTX diz que está realmente arrependido — mais uma vez
O criador da FTX, Sam Bankman-Fried, testemunhando perante o Congresso americano. (Imagem: Reprodução/YouTube)

CEOs de empresas de criptomoedas adoram escrever longas threads no Twitter, e o CEO da corretora FTX, Sam Bankman-Fried, não é exceção.

SBF, como é conhecido, publicou uma thread de desculpas em cinco partes nesta sexta-feira (11), confirmando a notícia de que ele pediu recuperação judicial para a FTX e suas empresas afiliadas, incluindo todos o braço americano da companhia, a FTX US. 

Publicidade

“Hoje, registrei a FTX, FTX US e Alameda para procedimentos voluntários do Chapter 11 nos EUA”, disse Bankman-Fried sobre o processo de recuperação judicial. “Sinto muito, mais uma vez, que acabamos aqui.” 

Vale a pena notar que apenas alguns dias atrás, Bankman-Fried escreveu que os usuários da FTX nos EUA estavam “bem” e não seriam afetados pelas transações e dívidas do braço internacional da corretora. 

No Twitter, ele garantiu aos usuários da FTX US na quinta-feira (10) que eles “não foram impactados financeiramente por esse show de merda”, uma declaração agora comprovada como falsa.

“Isso não significa necessariamente o fim para as empresas ou sua capacidade de fornecer valor e fundos principalmente para seus clientes, e pode ser consistente com outras rotas”, disse Bankman-Fried nesta sexta-feira.

Publicidade

O executivo também usou a voz passiva ao se referir à rápida queda da FTX na insolvência, implicando que ele ainda não tem ideia de como a empresa afundou.

“Estou juntando todos os detalhes, mas fiquei chocado ao ver as coisas se desenrolarem do jeito que aconteceram no início desta semana. Em breve, escreverei um post mais completo, mas quero ter certeza de que acertarei quando o fizer”, disse.

Essa é a segunda thread de desculpas que o executivo publicou no Twitter ao longo da semana após a notícia de que a FTX precisava de mais de US$ 4 bilhões para cobrir suas dívidas.

Nos primeiros 22 tweets de desculpas publicados na quinta-feira, Bankman-Fried escreveu algumas vezes com letras maiúsculas para tentar justificar suas ações e explicar seu comportamento. Ele também deu a entender que “teria mais a dizer” sobre um rival no futuro.

Publicidade

“Bem jogado; você ganhou”, disse Bankman-Fried, o que provavelmente é uma mensagem ao CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao.

O início do fim 

As coisas começaram a dar errado para a FTX na semana passada, depois que o CoinDesk vazou que uma parte substancial dos ativos pertencentes à Alameda Research, outra empresa fundada por Bankman-Fried, estava em FTT – um token emitido pela própria FTX. 

A notícia levou a CZ a anunciar que a Binance estaria despejando no mercado sua reserva de FTT, que ganhou quando se desfez da FTX no ano passado, o que, por sua vez, levou a uma venda maciça de FTT por traders e investidores.

Essa liquidação derrubou o preço do FTT e a perda de confiança no FTX, causou uma “corrida bancária” na corretora. E agora, com o pedido de recuperação judicial registrado, a FTX está oficialmente fora do mercado.

A resposta ao segundo pedido de desculpas do executivo foi esmagadoramente negativa, com analistas de criptomoedas como Joe Burnett, da Blockware, duvidando da declaração de Bankman-Fried.

“Como pode você estar chocado, lol? Você era o CEO”, disse Burnett.

Outros simplesmente escreveram a palavra “prisão” nos comentários, como o proeminente YouTuber Calux:

ZKShark, do projeto de NFT DeGods construído na Solana, disse palavras semelhantes para o executivo: “Obrigado pelo pedido de desculpas. Mãos atrás das costas, por favor.”

Publicidade

O calote da FTX fez a corretora e seus executivos passarem a ser investigados ativamente pelo Texas Securities Board, DOJ, SEC, CFTC e pelo Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM julga hoje pirâmide Atlas Quantum; veja detalhes da acusação

Procuradoria da CVM acusa Atlas Quantum de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários e embaraço à fiscalização da CVM
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização