Imagem da matéria: Criador da FTX deve se declarar inocente em audiência judicial na próxima semana
Criador da FTX, Sam Bankman-Fried no Congresso dos EUA (Foto: Reprodução)

O infame criador da falida corretora de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, deverá se declarar “inocente” na próxima semana, ao enfrentar oito acusações federais em uma audiência judicial relacionada à quebra da exchange.

A informação é de uma reportagem do Wall Street Journal publicada no sábado (31), que cita uma fonte familiarizada com a situação.

Publicidade

Espera-se que Bankman-Fried apresente sua declaração de inocência pessoalmente durante a audiência em Nova York marcada para a próxima terça-feira (3).

Leia também: Criador da FTX volta ao Twitter e nega ter feito novas transferências de dinheiro: “Não fui eu”

A FTX entrou em colapso em novembro, após uma liquidação de seu token FTT e uma crise de liquidez na companhia. A exchange teria permitido à subsidiária Alameda Research, também fundada por Bankman-Fried e supostamente uma empresa separada, obter ampla liquidez com “isenções secretas” das regras de liquidação.

A Alameda supostamente usou bilhões de dólares em fundos de clientes da FTX para tapar buracos em seu próprio balanço após a queda da Terra no verão passado.

Em várias entrevistas após o colapso da FTX, Bankman-Fried culpou a crise de liquidez por erros e má administração, mas negou ter conscientemente infringido a lei ou enganado os investidores.

Publicidade

“Nunca em minha carreira vi uma falha tão completa de controles corporativos e uma ausência tão completa de informações financeiras confiáveis como ocorreu aqui”, escreveu o novo CEO da FTX, John J. Ray III, no pedido de falência em novembro, detalhando várias deficiências da empresa durante a gestão anterior.

Bankman-Fried acabou sendo preso nas Bahamas no início deste mês, onde a FTX estava sediada, e acusado de oito acusações de fraude por promotores dos Estados Unidos. Atualmente ele aguarda o julgamento em liberdade na casa dos pais na Califórnia.

*Traduzido com autorização do Decrypt

Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

Notcoin é um jogo baseado no Telegram que nos últimos meses acumulou um total de 35 milhões de jogadores
Imagem da matéria: Em operação contra “Rei do Bitcoin”, PF descobriu fraude em contratos públicos envolvendo irmão do ex-governador do Paraná 

Em operação contra “Rei do Bitcoin”, PF descobriu fraude em contratos públicos envolvendo irmão do ex-governador do Paraná 

Nova operação da Polícia Federal apura crimes ligados às investigações da operação Daemon, de 2021, que prendeu o “Rei do Bitcoin”, Claudio Oliveira
Imagem da matéria: Drenador de carteiras de criptomoedas encerra negócio após roubar mais de US$ 85 milhões

Drenador de carteiras de criptomoedas encerra negócio após roubar mais de US$ 85 milhões

“Alcançamos nosso objetivo e agora, de acordo com o planejado, é hora de nos aposentarmos”, disseram os desenvolvedores do drenador de carteiras cripto
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide