Guru financeiro que já foi envangelista do Bitcoin e agora advoga contra todo o universo de criptomoedas, Nassim Taleb foi duramente criticado neste domingo (1º) por Charles Hoskinson, criador da Cardano, que o chamou de “lixo humano”.
Mas a história começou antes, quando o escritor líbano-americano fez um tuíte criticando o apresentador de podcast Lex Friedman. Taleb indicou que recusou em dez ocasiões só em 2022 em participar do podcast e ironizou uma publicação de Friedman falando sobre o livros que leu no ano passado.
Além disso, afirmou que o comunicador usa de má-fé o título de pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology): “‘Pesquisador Científico’ pode ser um título que simplesmente dá acesso à biblioteca”, disse Taleb.
Leia também: “Investidores de criptomoedas são burros de uma maneira especial”, diz Nassim Taleb
O criador da Cardano tomou as dores do podcaster: “Se você não entende por que Nassim Taleb é um lixo humano arrogante, este tópico o atualizará. Lex é uma das pessoas mais inteligentes, intelectualmente curiosas e humildes que já conheci. Taleb escreveu alguns livros que as pessoas fingem ter lido em festas”.
If you don’t get why Nassim Taleb is an arrogant piece of human garbage, then this thread will bring you up to speed. Lex is one of the smartest, most intellectually curious, and humble people that I’ve ever met. Taleb wrote some books people pretend to have read at parties https://t.co/neusOzhoEA
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) January 2, 2023
Nassim Taleb ainda disse que o apresentador do podcast usa as credenciais do MIT de forma desonesta nos convites para participar do programa. “Não estou dizendo que uma pessoa deve ser associada a uma entidade para produzir conhecimento. Mas usar o nome de uma instituição para construir uma imagem é algo muito tosco. E enviar um e-mail com o título ‘Rápida nota sobre o MIT’ quando o podcast não tem nada a ver com o MIT é absurdamente tosco”.
Ex-evangelista do Bitcoin
Taleb já foi defensor do bitcoin, sugerindo inclusive em um post que para se dormir bem é preciso ter um pouco de BTC guardado. Mas quando mudou de ideia, passou a intensificar as críticas, ora chamando o mercado cripto de esquema Ponzi, ora tachando o Bitcoin de “tumor”.
Sobre isso, ele comentou:
“Sim, eu tinha esperança nas criptomoedas, mas não era o que eu esperava e, conforme me aprofundei na blockchain, vi que era uma farsa para os bitolados da tecnologia. Eu nunca fui cegado pela esperança”.
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB