pessoa segura caixa de papelao com seus pertences de escritório após demissao
(Foto: Shutterstock)

A Bitso, maior corretora mexicana de criptomoedas e que possui mais de 4 milhões de clientes na América Latina, demitiu 80 funcionários na quinta-feira (26). Segundo a empresa, as demissões incluem todas as suas operações e fazem parte de uma estratégia que leva em consideração “o desenvolvimento de longo prazo do mercado e da indústria”. 

Pelo menos um funcionário que atuava no Brasil faz parte da lista de demitidos, conforme apurou o Portal do Bitcoin na manhã desta sexta (27).

Publicidade

Um dia antes das demissões, a operação brasileira da Bitso promoveu um evento no estádio do Morumbi para anunciar o início da venda de entradas com uso de criptomoedas para jogos do São Paulo Futebol Clube. Na ocasião, nada foi comentado a respeito de possíveis desligamentos entre a equipe.

Ao mesmo tempo em que promove demissões, no entanto, a Bitso ainda oferece 60 vagas em sua página de empregos.

“Necessidade de longo prazo”

Segundo uma nota emitida pela companhia, as “decisões sobre a força de trabalho são tomadas de acordo com a necessidade de longo prazo do nosso negócio, para suportar da melhor maneira nossos clientes e nossa estratégia como empresa. Trabalhamos em uma indústria de ritmo acelerado que requer que façamos constantemente um balanço de nossas habilidades, para podermos mover ainda mais rápido para onde nossos clientes querem que estejamos, levando em consideração o desenvolvimento de longo prazo do mercado e da indústria. Globalmente são 80 pessoas”.

Fundada no México em 2014, a Bitso possui operações na Argentina, Colômbia,e tem planos de expansão global. No Brasil, a empresa opera desde dezembro de 2020.

Publicidade

As demissões na Bitso aumentam a sensação de que as empresas de criptomoedas estão preocupadas com um “inverno cripto”: a argentina Buenbit, que também opera no Peru e no México, anunciou demissões no início da semana — especula-se que mais da metade do quadro de funcionários — devido ao “atual cenário cripto global”.

Até mesmo a Coinbase, maior corretora dos EUA, fez uma pausa nas contratações.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hacker devolve US$ 19,3 milhões para carteira de criptomoedas drenada do governo dos EUA

Hacker devolve US$ 19,3 milhões para carteira de criptomoedas drenada do governo dos EUA

A maioria dos fundos drenados de uma carteira de criptomoedas do governo dos EUA em um aparente ataque na quinta-feira foi devolvida na sexta-feira
Imagem da matéria: CFO da Flórida incentiva inclusão de criptomoedas em fundos de pensão públicos

CFO da Flórida incentiva inclusão de criptomoedas em fundos de pensão públicos

Jimmy Patronis afirma que sua carta segue os planos do ex-presidente Donald Trump para uma reserva nacional de Bitcoin
Imagem da matéria: Bitcoin está indo bem, então por que tantas demissões no setor cripto?

Bitcoin está indo bem, então por que tantas demissões no setor cripto?

Algumas das maiores empresas de criptomoedas dos EUA anunciaram grandes demissões na última semana, sinalizando que podem haver desafios à frente para a indústria
Imagem da matéria: Homem que diz ser Satoshi Nakamoto está sendo processado por fraude em Singapura

Homem que diz ser Satoshi Nakamoto está sendo processado por fraude em Singapura

Mollah usou sua alegação de ser o criador do Bitcoin para tentar tirar vantagem de um investidor em Singapura