A exchange chinesa FCoin paralisou os saques e as negociações após identificar uma insolvência de até US$ 130 milhões, aproximadamente R$ 560 milhões.
Zhang Jian, CEO da FCoin, escreveu um post nesta segunda-feira (17), dizendo que empresa não pode realizar os saques dos usuários pois sua reserva de ativos ficou aquém do seu passivo – e a diferença é estimada em cerca de 7.000 a 13.000 bitcoins.
Zhang afirmou no post que a plataforma não foi invadida nem deu um “exit scam”, mas o problema é “um pouco complicado demais para ser explicado em uma única frase”.
Em resumo, ele disse que o problema veio de erros internos do sistema que, por um longo período de tempo, creditaram aos usuários mais recompensas das taxas do que deveriam. Como a empresa não conseguiu descobrir a falha antes, a bola de neve cresceu ainda mais desde o início de 2019.
Modelo da FCoin
A plataforma FCoin foi lançada em maio de 2018, introduzindo um novo modelo chamado “trans-fee mining” para incentivar a negociação e emitir seu token chamado FT.
Em vez de lançar uma ICO ou fazer um airdrop, a FCoin emitiu 51% de seus FTs ao público em troca de realizar transações. Por exemplo, para cada taxa de transação que um usuário pagou a FCoin na forma de bitcoin ou ethereum, a plataforma reembolsaria o usuário 100% do valor em FTs, a criptomoeda própria, com a finalidade de estimular o uso da plataforma.
Além disso, o FCoin distribuiria 80% das taxas de transação coletadas em BTC ou ETH para os usuários que mantiveram os tokens FTs ao longo de um dia.
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No entanto, de acordo com Zhang, os erros no sistema do FCoin começaram a dar mais recompensas do que deveriam, a partir de meados de 2018.
Segundo ele, até meados de 2019, a empresa não havia estabelecido um sistema completo de auditoria para gerenciar adequadamente o processo.
Como o preço do FT diminuiu continuamente até 2019, Zhang disse que ele e sua equipe estavam comprando FTs do mercado secundário em esforços para aumentar a demanda de compra pelo preço do token, que foi um dos “erros de decisão” que ele cometeu.
Como consequência, Zhang disse no post que agora processará pessoal e manualmente os pedidos de retirada de usuários feitos por e-mail.
Ele afirmou que espera usar os lucros de seus novos projetos para “compensar todos por suas perdas”.
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