A prisão e indiciamento do fundador do Telegram, Pavel Durov, pelas autoridades francesas resgataram uma velha discussão sobre qual aplicativo de mensagens fornece mais privacidade e proteção para os usuários. Apesar de sua enorme popularidade, muitos críticos questionam a segurança do app.
O interesse do governo em tecnologia de preservação de privacidade é intenso, pois criminosos são conhecidos por usar aplicativos criptografados para esconder seus crimes. No entanto, essas ferramentas também são vitais para jornalistas, dissidentes e sobreviventes de abuso.
Vamos dar uma olhada em alguns dos principais aplicativos de mensagens com foco em privacidade para computadores desktop, iOS e Android. Para chegar a esta lista, olhamos para aplicativos que incluem criptografia de ponta a ponta, que são de código aberto, inclusive ao escrutínio público, que permitem anonimato e oferecem usabilidade e recursos sólidos.
Signal
O principal rival do Telegram, o Signal é um aplicativo de mensagens lançado em junho de 2014 e oferece mensagens e chamadas privadas e criptografadas. O Signal está disponível para desktop e dispositivos móveis.
Conhecido por seus fortes recursos de privacidade, o Signal oferece criptografia de ponta a ponta para mensagens, chamadas e chats de vídeo, garantindo que apenas o remetente e o destinatário possam lê-los ou ouvi-los.
Os recursos incluem mensagens que desaparecem, chats de grupo criptografados e a capacidade de verificar contatos fora do aplicativo para maior segurança.
O Signal é de código aberto e não coleta dados do usuário, o que o torna uma escolha popular para usuários preocupados com a privacidade. Está disponível para Android, iOS, macOS, Linux e Windows.
Wire
Wire é um aplicativo de mensagens de código aberto lançado em 2014. Destinado a empresas, autoridades policiais e agências governamentais, ele oferece criptografia de ponta a ponta e ferramentas de colaboração.
O Wire suporta mensagens de texto, voz e vídeo, bem como compartilhamento de arquivos e bate-papos em grupo. Os recursos incluem mensagens cronometradas, sincronização de dispositivos e videochamadas criptografadas.
Leia Também
O Wire está disponível para iOS, Android, Windows, macOS e Linux.
Session
Para usuários que buscam uma opção descentralizada baseada em blockchain, o Session é um aplicativo de mensagens privadas de código aberto lançado em 2020 pelo The Oxen Project com base no protocolo Signal.
Ele enfatiza privacidade e segurança, com recursos como camuflagem de IP, criptografia de ponta a ponta, sem necessidade de número de telefone ou e-mail e roteamento de mensagens. Sua configuração é semelhante ao Tor, tocando na rede Loki (Lokinet) para proteger as identidades dos usuários.
O Session também oferece chats em grupo, chamadas de voz e vídeo e compartilhamento de arquivos. Ele foi projetado para minimizar a coleta de metadados, garantindo anonimato e comunicação segura para seus usuários.
Dust
O Dust foi lançado originalmente em 2014 como CyberDust pelo investidor bilionário e empreendedor Mark Cuban junto com o Radical App. É um aplicativo de mensagens seguro focado em privacidade.
Disponível para Android e iOS, o Dust não é de código aberto. Ainda assim, ele oferece criptografia de ponta a ponta, autodestruição de mensagens de forma automática, e os usuários também podem apagar mensagens de seus dispositivos e do dispositivo do destinatário. Além disso, para aumentar a privacidade, ele não armazena dados em seus servidores.
Assim como o Telegram e o Signal, o Dust apresenta chats de grupo privados. O Dust também alertará o usuário se alguém fizer uma captura de tela de uma conversa.
Embora nenhum aplicativo de mensagens deva ser considerado 100% privado, opções como Signal, Wire, Sessions e Dust são ferramentas atraentes para comunicação segura.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.