Imagem da matéria: Conar manda Empiricus mudar anúncio que usa termo ‘cheque gordo’
Foto: Divulgação

A 6ª Câmara do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou no último dia 25 que a empresa de educação financeira Empiricus faça alteração no anúncio intitulado “Empiricus — Alerta extraordinário: quase R$ 1 bilhão será distribuído a milhares de brasileiros a partir de 3/08 em forma de cheques gordos”.

A alteração, recomendada por unanimidade pelos membros da organização, refere-se ao desfecho da Representação Nº 141/20, conforme publicação no site da entidade.

Publicidade

O relatório da decisão do processo ainda não foi publicado na íntegra, pois a entidade segue o rito de aguardar por possíveis apelações. “Só teremos resumo sobre ele no site no começo de maio, por conta dos prazos de recurso”, disse a entidade ao Portal do Bitcoin na segunda-feira (05), confirmando as informações sobre o histórico do caso relatado pela coluna Lauro Jardim no O Globo no final de semana.

Segundo a publicação, o anúncio havia sido publicado no Facebook e no site da empresa em julho do ano passado, e que após a veiculação ocorreu uma denúncia de um consumidor. Ao denunciar a peça, diz a publicação, “o consumidor alegou que faltavam informações consistentes sobre o que de fato está sendo oferecido pela Empiricus”. Com o processo já aberto no Conar, continuou, “a empresa se defendeu alegando que o conteúdo atende às recomendações para anúncios financeiros”.

Empicus deve se explicar

O relator do caso concordou com a empresa, porém chamou a atenção da instituição para a agressividade do marketing usado na peça publicitária. Segundo ele, diz a publicação, o marketing não é uma demérito, mas pode se tornar um problema quando se usa termos como “cheques gordos” sem explicações claras. Isso porque tais termos podem levar a um entendimento errôneo do consumidor, pois o enunciado não é baseado em fatos.

Em resumo, concluiu a coluna, o Conar recomendou a alteração do anúncio para que a Empiricus explique de forma mais clara que o lucro do investidor está relacionado com a quantia que foi investida e também mais clareza sobre os investimentos para justificar a expressão usada.

VOCÊ PODE GOSTAR
Phelipe de Moura Ferreira Mianmar pos apara foto

Brasileiro traficado na Ásia era forçado a se passar por modelo para dar golpes cripto 

O brasileiro Phelipe de Moura Ferreira usou seu perfil no Instagram para contar com sobreviveu nas mãos de criminosos
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

Polícia prende chefe de pirâmide financeira que roubou R$ 10 milhões de investidores

O suspeito captava recursos financeiros sem autorização da CVM, prometendo rendimentos acima do mercado
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Vítimas de pirâmides e usuários de bets compartilham traços psicológicos, revela CVM

Pessoas expostas a propagandas de sites de apostas apresentam uma maior tendência a investir em esquemas de pirâmide financeira, diz estudo
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Skyline: Justiça bloqueia bens de contador de suposta pirâmide financeira

Contador foi identificado como integrante do conglomerado da pirâmide, utilizando-se do mesmo endereço comercial e possuindo vínculos diretos