Imagem da matéria: Como jogadores de Axie Infinity estão trapaceando para ganhar mais criptomoedas
Axie Infinity (Foto: Divulgação)

A equipe por trás do Axie Infinity avisou no sábado (01) que vai combater uma nova estratégia fraudulenta que está sendo usada por jogadores para subir mais rápido no ranking do jogo e, assim, faturar mais criptomoedas como recompensa. 

Segundo o comunicado da empresa, trata-se do “win-trading”, uma prática na qual um jogador é cooptado a deixar o seu concorrente ganhar a partida. Dentro do Axie Infinity, a estratégia é aplicada no modo arena, na qual jogadores competem uns contra os outros (PvP). Aqueles que ganham mais batalhas sobem no ranking global e, quanto maior a colocação, maior a recompensa no final da temporada.

Publicidade

No modo ranqueado, além do jogador ganhar os tradicionais tokens de utilidade Smooth Love Potion (SLP), ele também ganha o token de governança Axie Infinity (AXS), uma moeda que possui uma cotação muito maior do que a SLP. Nesta segunda (3), o AXS vale R$ 542 enquanto SLP está cotada a R$ 0,15, segundo o CoinMarketCap.

Na prática, dois jogadores de níveis semelhantes tentam sincronizar o momento em que vão iniciar o jogo para aumentar as chances de caírem na mesma batalha.

Uma vez pareados juntos, uma das partes desiste da partida e entrega de mão beijada a vitória ao oponente, ajudando-o assim a aumentar o seu MMR (Matchmaking Rating). O MMR mede o nível de habilidade do jogador: sobe quando ele ganha e diminui quando perde.  

“Isso dá ao jogador que recebe o MMR grátis uma vantagem injusta, especialmente no topo da tabela de classificação. Devido à natureza matemática de todos os sistemas MMR, os jogadores que lutam pela posição #1 perdem mais MMR para cada derrota do que ganham com cada vitória. Isso torna o impacto de cada vitória grátis especialmente significativo”, explicou a equipe do Axie Infinity.

Publicidade

No dia 28 de dezembro, a empresa foi alertada por membros da comunidade que a manipulação de resultados nas batalhas estava se intensificando, inclusive dentro de grandes “escolinhas” — guildas que alugam NFTs do Axie Infinity para outros jogadores — e sendo praticada por players profissionais.

Stream é pego trapaceando e perde acesso aos NFTs

O evento que culminou em toda discussão em torno do “win-trading” foi quando um streamer, conhecido na comunidade como Taxton, da guilda GotSkillz (GsZ), ganhou de forma instantânea três partidas após cair em batalhas com colegas da sua guilda. Tudo foi transmitido ao vivo no Facebook e durante a live, o jogador tentava obter a primeira colocação no ranking do Axie Infinity.   

“Taxton foi claramente responsável por encorajar aqueles contra ele a lhe darem vitórias grátis, tanto por meio de mensagens públicas que aumentaram a pressão dos telespectadores quanto por meio de mensagens privadas que nos foram fornecidas em sigilo”, descobriu a Sky Mavis na sua investigação sobre o caso.

A estratégia fraudulenta não foi um caso isolado e estava se tornando um padrão contínuo. Taxton, por exemplo, usava sua influência como streamer para pressionar usuários a entregar as partidas e, segundo a Sky Mavis, pratica bullying contra aqueles que se negavam a trapacear para beneficiá-lo.

Publicidade

Como punição pelo comportamento do jogador, a equipe do jogo bloqueou os Axies de Taxton e seus NFTs não poderão ser usados dentro do jogo por um ano. Além disso, ele perdeu todas as recompensas ganhas durante a 19ª temporada do jogo.

Os companheiros do streamer que entregaram as partidas para ele, IU e Atelo, também perderam as recompensas da temporada, mas permanecem com os Axies.

“Gostaríamos que essa situação servisse como o aviso final para todos os jogadores do Axie que se envolveram ou estão considerando se envolver em qualquer forma de combinação de resultados”, alertou a Sky Mavis garantindo que no futuro, as penalidades serão mais severas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

A gestora parece ter recuado da estratégia de levar a SEC aos tribunais para forçar a eventual aprovação de um ETF de Ethereum à vista
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Projeto de Lei quer proibir uso de criptomoedas fruto de crimes durante processo penal

Deputado autor do PL afirma que em muitos casos, mesmo durante a investigação, acusados continuam a movimentar recursos do crime
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você